Outbound Marketing: Como uma boa ligação pode gerar vendas

O Outbound Marketing tornou-se extremamente estratégico. Pois, de acordo com o site americano Biakels foram feitos estudos e grandes consultorias de vendas.


Tornando perceptível que esses acabam convertendo até 15 vezes mais que um formulário, por exemplo.


O principal motivo do telefone ainda ser um canal muito importante para as empresas é o tempo da velocidade de resposta. Em relação a chats e formulários, além da rapidez na hora de adquirir um produto ou serviço.


A negociação e tiragem de dúvidas também se tornam um ponto positivo da ligação, o que em uma conversa acabar sendo mais eficaz.


Agora, como tornar a ligação mais atrativa para fomentar o interesse do potencial lead em se tornar um cliente?

– Trouxemos 5 dicas para te ajudar com isso, vamos lá:


1- Invista em sistemas com a funcionalidade do Call Tracking

Softwares desenvolvidos com a funcionalidade do Call Tracking (monitoramento de chamadas) permitem que as ligações sejam mensuradas. Fazendo com que as mesmas sejam transformadas em dados.


Dessa forma é possível captar informações mais assertivas sobre o retorno das campanhas de Marketing Digital e também do lucro gerado em vendas.


Entender a importância do lead trará uma maior probabilidade de fechamento para o seu negócio!


2- Tenha o melhor relacionamento possível com o seu cliente

Um bom relacionamento é fundamental para uma boa parceria – e, consequentemente para o seu sucesso –.


Entretanto, como estamos falando de leads telefônicos, orientar o setor comercial do seu cliente para fazerem um bom monitoramento das ligações é imprescindível para fortalecer o laço entre as etapas da jornada de compra.


3- Conheça a Buyer Persona que deseja atingir

É importante extrair informações necessárias para entender se o lead é um potencial cliente ou não.


Por isso, em forma de bate papo, monte um questionário que contenha os dados necessários, tais como nome, nível de interesse e quais serviços procura.


Dessa forma, com a mensuração desses dados é possível complementar as informações da persona e traçar um perfil mais fiel do cliente ideal.


Artigo relacionado: Como criar uma persona que represente exatamente o seu cliente ideal?


4- Defina Metas

O objetivo do setor comercial é sempre conquistar novos clientes, sendo assim, é fundamental definir metas.


As metas são objetivos de forma quantificada e sua estrutura é composta por basicamente três variáveis: Objetivo + Valor + Prazo. 


Um exemplo de meta pode ser: realizar 6 ligações por dia, para que no final do mês, você tenha realizado 120.


Assim, a definição da meta vai dar objetivo e cadência ao setor comercial, instigando a evolução do time. O famoso sangue nos olhos para vender mais, sabe?!


5- Analise a performance e os resultados da equipe

Se engana quem pensa que o trabalho de Outbound Marketing acaba quando termina uma ligação ou até mesmo o expediente.


O pós é a parte fundamental da estratégia, pois é aí que ocorre a avaliação do desempenho das estratégias realizadas. 


  • As metas foram batidas? 
  • Caso não tenham sido, o que pode ter prejudicado o resultado? 
  • O que pode ser feito para melhorar o resultado dali em diante? 


Certamente este é o momento de fazer uma análise detalhada de todo o processo realizado, identificar os pontos fortes e melhorar os fracos.


O constante monitoramento é fundamental para fazer com que toda a estratégia funcione de forma correta e garanta o sucesso do comercial de sua empresa.  


E agora, vamos converter com Outbound Marketing ?

Enfim, coloque nossas dicas em prática e nos conte nos comentários o que você aprendeu sobre a conversão de leads com nosso artigo.


Por fim é claro, não deixe de levar essas novidades para sua empresa!