Outbound Marketing: Como uma boa ligação pode gerar vendas
O Outbound Marketing tornou-se extremamente estratégico. Pois, de acordo com o site americano Biakels foram feitos estudos e grandes consultorias de vendas.
Tornando perceptível que esses acabam convertendo até 15 vezes mais que um formulário, por exemplo.
O principal motivo do telefone ainda ser um canal muito importante para as empresas é o tempo da velocidade de resposta. Em relação a chats e formulários, além da rapidez na hora de adquirir um produto ou serviço.
A negociação e tiragem de dúvidas também se tornam um ponto positivo da ligação, o que em uma conversa acabar sendo mais eficaz.
Agora, como tornar a ligação mais atrativa para fomentar o interesse do potencial lead em se tornar um cliente?
– Trouxemos 5 dicas para te ajudar com isso, vamos lá:
1- Invista em sistemas com a funcionalidade do Call Tracking
Softwares desenvolvidos com a funcionalidade do Call Tracking (monitoramento de chamadas) permitem que as ligações sejam mensuradas. Fazendo com que as mesmas sejam transformadas em dados.
Dessa forma é possível captar informações mais assertivas sobre o retorno das campanhas de Marketing Digital e também do lucro gerado em vendas.
Entender a importância do lead trará uma maior probabilidade de fechamento para o seu negócio!
2- Tenha o melhor relacionamento possível com o seu cliente
Um bom relacionamento é fundamental para uma boa parceria – e, consequentemente para o seu sucesso –.
Entretanto, como estamos falando de leads telefônicos, orientar o setor comercial do seu cliente para fazerem um bom monitoramento das ligações é imprescindível para fortalecer o laço entre as etapas da jornada de compra.
3- Conheça a Buyer Persona que deseja atingir
É importante extrair informações necessárias para entender se o lead é um potencial cliente ou não.
Por isso, em forma de bate papo, monte um questionário que contenha os dados necessários, tais como nome, nível de interesse e quais serviços procura.
Dessa forma, com a mensuração desses dados é possível complementar as informações da persona e traçar um perfil mais fiel do cliente ideal.
Artigo relacionado: Como criar uma persona que represente exatamente o seu cliente ideal?
4- Defina Metas
O objetivo do setor comercial é sempre conquistar novos clientes, sendo assim, é fundamental definir metas.
As metas são objetivos de forma quantificada e sua estrutura é composta por basicamente três variáveis: Objetivo + Valor + Prazo.
Um exemplo de meta pode ser: realizar 6 ligações por dia, para que no final do mês, você tenha realizado 120.
Assim, a definição da meta vai dar objetivo e cadência ao setor comercial, instigando a evolução do time. O famoso sangue nos olhos para vender mais, sabe?!
5- Analise a performance e os resultados da equipe
Se engana quem pensa que o trabalho de Outbound Marketing acaba quando termina uma ligação ou até mesmo o expediente.
O pós é a parte fundamental da estratégia, pois é aí que ocorre a avaliação do desempenho das estratégias realizadas.
- As metas foram batidas?
- Caso não tenham sido, o que pode ter prejudicado o resultado?
- O que pode ser feito para melhorar o resultado dali em diante?
Certamente este é o momento de fazer uma análise detalhada de todo o processo realizado, identificar os pontos fortes e melhorar os fracos.
O constante monitoramento é fundamental para fazer com que toda a estratégia funcione de forma correta e garanta o sucesso do comercial de sua empresa.
E agora, vamos converter com Outbound Marketing ?
Enfim, coloque nossas dicas em prática e nos conte nos comentários o que você aprendeu sobre a conversão de leads com nosso artigo.
Por fim é claro, não deixe de levar essas novidades para sua empresa!