Como criar uma persona que represente exatamente o seu cliente ideal?

Em qualquer mercado, quanto melhor é o seu conhecimento sobre o seu público, melhores são as soluções projetadas e oferecidas para seus compradores. Tanto no marketing quanto em algumas áreas do design, alguns especialistas se amparam nas chamadas personas para manter toda a equipe alinhada quanto às características do público.

Hoje, com tantas pessoas envolvidas na elaboração e distribuição de produtos e serviços, saber como criar uma persona tornou-se essencial. Se você quer saber como criar uma persona que represente o seu cliente ideal, não perca o post que preparamos!

persona

Qual a importância da definição de personas?

A persona, perfil fictício que reúne as principais características de seu cliente ideal, é um dos pilares para uma estratégia de marketing digital de sucesso, sendo o ponto de partida para qualquer ação na área. Todas as táticas e o conteúdo que compõem o seu mix de soluções de comunicação e marketing devem ser de interesse do comprador ideal.

Como criar uma persona que represente o seu cliente ideal?

Com uma ação voltada para os interesses da persona, você tem mais chances de fazer com que ela chegue às pessoas certas. Veja a seguir algumas dicas para construir uma persona representativa!

Colete informações sobre seu público

Para construir uma persona fiel ao seu cliente ideal, você precisa responder a uma série de perguntas sobre ele. Para negócios recentes no mercado, pode ser necessária uma pesquisa ainda mais apurada.

Além de conversar com seus possíveis compradores, verificando como seu negócio pode ajudá-los com as dores deles, você pode fazer pesquisas de mercado. Formulários como o SurveyMonkey e o Formulários Google ajudam nessa tarefa.

Algumas perguntas pertinentes são:

  • quais marcas costuma usar;
  • quais empresas e pessoas costuma seguir;
  • em quais horários costuma acessar mídias sociais;
  • qual a idade, onde mora e qual o cargo;
  • quais são as dores relacionadas à solução que você oferece.

Tenha cuidado ao construir seus formulários. O ideal é que você apresente cerca de 10 questões e dê o mínimo de trabalho possível para que a pessoa o responda. É interessante que eles possam ser preenchidos anonimamente.

Compare dados

Após realizar pesquisas em diferentes meios, compare as informações obtidas. Às vezes o cliente se sente constrangido pela presença do entrevistador e tem mais liberdade de falar sobre uma determinada situação em um formulário anônimo. Dessa maneira, você chega a um diagnóstico mais preciso de sua audiência.

Utilize o Produto Viável Mínimo

O Produto Viável Mínimo ou MVP (sigla para Minimum Value Product) é uma espécie de protótipo. Essa amostra ajuda a entender a percepção das pessoas sobre o que você apresenta.

Com isso, você consegue interagir com quem experimentou sua solução e analisar o perfil das pessoas, bem como a percepção delas. Esses dados são valiosos para entender as dores daqueles que compõem o público e construir conteúdos pertinentes.

Dessa forma, a persona não pode ser construída em cima de “achismos”. Na verdade, ela depende de uma série de pesquisas acerca de seu público, de modo que você possa traçar perfis precisos, que realmente o guiem em seus projetos. Algumas ferramentas podem ajudá-lo a gerar uma persona fidedigna. Uma delas é o Fantástico Gerador de Personas, resultado de uma parceria entre a Rock Content e a Resultados Digitais.

Vale lembrar que uma empresa pode lidar com variadas personas. Afinal, o intuito desses perfis é construir um personagem tão fiel que possa ser entendido como uma pessoa e repleta de peculiaridades. Uma loja de ferramentas e materiais de construção, por exemplo, pode lidar com jovens casais, profissionais do ramo e clientes de longa data. Em geral, as companhias trabalham com até 3 personas.

E você, tem dúvidas sobre como criar uma persona? Deixe um comentário no post! Suas questões podem virar pauta aqui no blog!