5 Dicas infalíveis para a criação de landing pages que convertem

Você já deve ter passado por essa experiência: ao visitar uma loja interessante, deparou-se com uma série de ofertas atraentes. Mas foram tantas as opções que a escolha se tornou uma tarefa complicada — e você se contentou em levar uma lembrancinha ou mesmo nada.

O dono da loja é quem perde, afinal não basta contar com um produto ou serviço de qualidade. É preciso apresentá-lo da melhor maneira possível!

Felizmente, o Marketing Digital trouxe uma série de recursos para promover e impulsionar negócios. A landing page (ou página de conversão), por exemplo, é uma ferramenta importante, sendo uma verdadeira aliada na captação de leads (potenciais clientes).

Quer entender o funcionamento da landing page e como criar uma página capaz de gerar resultados para sua empresa em 5 passos? Continue a leitura!

O que umalanding pages que convertem landing page faz por mim ?

 

Landing page é uma página focada em conversão, onde traz uma oferta para os visitantes e tem a missão de convencê-los a aceitá-la. Promove seus serviços e carrega a identidade da empresa sem, necessariamente, estar dentro de seu site. 

Em geral, a estrutura de uma página do tipo é composta por um formulário, uma oferta e um CTA (call-to-action ou chamada para a ação). Com esse formulário, você coleta dados de contato do visitante.

Nutrindo-o com os conteúdos certos, você terá informações suficientes para elaborar uma oferta certeira quando ele estiver pronto para fechar a transação!

O termo landing page também é empregado com o sentido de “página de destino”, especialmente em ferramentas como o Google Analytics.

Qual é a relação entre a landing page e o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico para esquematizar a jornada de compra do cliente, ilustrando desde o momento em que ele tem o primeiro contato com sua empresa até o fechamento da venda. A estrutura é dividida em 3 etapas: topo, meio e fundo. Dessa forma, 

  • No topo do funil, concentram-se as pessoas que descobrem que têm um problema a ser resolvido. Por isso, elas necessitam de conteúdos que as eduquem sobre tal problema;
  • No meio do funil, estão os potenciais clientes, que já buscam formas de resolver as próprias necessidades. Aqui, materiais que os ajudem com dicas práticas e técnicas serão os mais efetivos;
  • No fundo do funil, estão os potenciais clientes mais qualificados, prontos para serem abordados pelo time de vendas. 

As landing pages devem ser pensadas de acordo com a posição do usuário no funil de vendas. Afinal, as pessoas têm necessidades diferentes em cada estágio de compra, o que requer abordagens distintas por parte da empresa — como mostraremos a seguir.

Como criar uma página de conversão de sucesso em 5 passos?

Para criar landing pages que convertam, é preciso se ater a alguns passos. Veja 5 deles a seguir.

1. Mantenha um visual simples

Para que o usuário não se distraia, é importante manter o foco na ação a ser executada. Portanto, menuslinks e imagens excessivas não são bem-vindas em uma landing page

Junto a um bom designer, projete a página pensando no objetivo de converter o visitante. Privilegie apenas as informações que explicitem os benefícios de sua oferta. Seja claro e simples. 

2. Crie novos conteúdos

Uma pesquisa da Marketing Sherpa aponta que 48% dos profissionais de marketing constroem uma nova página de conversão para cada campanha que iniciam. Neil Patel, uma das maiores autoridades da área, aponta que é aconselhável desenvolver novas landing pages com frequência.

3. Conte com bons CTAs  

Os CTAs, ou chamadas para ação, indicam ao usuário qual é o próximo passo a ser dado. Portanto, é importante que eles reflitam a proposta de valor da oferta em questão. 

No marketing, utiliza-se o princípio AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) para entender o processo de tomada de decisão de uma pessoa. Essas fases são bastante velozes, ainda mais em um contexto tão dinâmico quanto o universo digital.

Os CTAs costumam ajudar nas etapas de Atenção, Interesse e Ação. Dessa forma, é importante que sua chamada cative a atenção do usuário em segundos, fazendo com que ele entenda rapidamente o que deve ser feito. Para tanto, observe:

  • a posição em que o CTA está inserido;
  • como ele dialoga com a composição de cores da página;
  • se os demais elementos da página o evidenciam;
  • se o texto não está generalista demais. “Clique aqui” e “entre em contato” são expressões que não transmitem a proposta de valor da oferta. 

4. Sua Landing Page tem que ser um processo de Venda

Imagina a melhor forma de vender seu produto ou serviço ?

Assim deve ser sua landins page, ela precisa ser uma jornada de venda com início, meio e fim. Um modelo de venda em poucas palavras onde o cliente realmente sai convencido de que o seu produto ou serviço é excelente.

5. Tome cuidado com o tamanho do formulário

As informações requisitadas no formulário devem realmente importar para o negócio. Se você está lidando com um público de topo de funil, torna-se desnecessário pedir dados como cargo, empresa e telefone. Nesse caso, um e-mail bastaria.

Quando não tem uma relação forte com seu negócio, o usuário não se dispõe a preencher um formulário longo. Portanto, procure adequar as perguntas ao perfil do visitante que você pretende atingir. 

Por agir de maneira eficiente entre leads, uma landing page potencializa as vendas. Mas, para isso, é necessário que a página seja otimizada, transmitindo sua mensagem e cativando a atenção do público de maneira simples e clara.

Ao manter a identidade da companhia e contar com ofertas de qualidade em sua landing page, você conquista a confiança do usuário e reforça sua autoridade no mercado. 

E então? Está pensando em promover sua empresa com qualidade e uma estratégia de marketing alinhada a seus propósitos? Converse com um de nossos especialistas e entenda como podemos ajudá-lo nessa tarefa!