Mapa de calor no “Marketing Digital”: como utilizá-lo para ter mais cliques!

O Mapa de Calor ou Heatmap é uma maneira incrível de avaliar como os usuários andam navegando dentro de um determinado site.


Dessa maneira, pensar em formas para melhorar o ranqueamento, sempre buscando otimizar a experiência do usuário e potencializar as taxas de conversão.


Além disso, qualquer proprietário de website deve utilizar o heatmap para melhorar o layout e o conteúdo, visando tornar a navegação mais agradável para os usuários dentro das páginas.



O que é e Como Funciona um Heatmap ou Mapa de Calor?

O heatmap ou mapa de calor é uma incrível ferramenta de marketing digital que ao ser utilizado em um site, pode mapear todos as páginas e dar uma ideia da navegação dos usuários na aplicação.


Além disso, ele também gera relatórios e aponta através de cores indicativas quais as áreas que os usuários clicam, por onde eles passam o mouse, quando estão dentro do seu site.


Os principais pontos mostrados num mapa de calor são:

  • Onde visitantes clicam;
  • Onde passam o mouse;
  • O tempo médio que os usuários passam em cada página do seu site;
  • Ranquear as seções do seu site mostrando quais geram mais e menos interesse do usuário;
  • Quais páginas fazem eles irem para outras páginas do seu site;
  • Qual página leva eles a sair do seu site.

Com tudo isso, é possível otimizar a experiência do usuário dentro do seu site da forma que bem entender, principalmente se estiver buscando mais cliques.


Sobretudo, você pode potencializar taxas de conversão, saber estruturar melhor o seu conteúdo para facilitar a leitura, pensar em otimizações ou reestruturação visual de páginas poucos atraente, entre outras ações que podem gerar resultados positivos para sua marca na internet.


A Importância de Utilizar Mapa de Calor

Se você está se perguntando qual é a importância de utilizar heatmaps, a resposta é simples: para compreender as ações dos usuários nas páginas do seu site.


A informação de que os usuários gastam 80% do tempo olhando para a informação acima da dobra da página foi conquistada por meio de um heatmap, por exemplo.


O layout de cada página é diferente, bem como o comportamento de cada público, onde tais informações devem ser coletadas diante do desempenho de suas próprias landing pages.


São muitas as perguntas que podem ser respondidas por meio da análise do mapa de calor.


Por exemplos:

1) Onde devo colocar os botões da minha página?

2) Qual é o posicionamento ideal para cada elemento?

3) Quais são os títulos que chamam a atenção do usuário?

4) Qual é a hierarquia de componentes que mais se adequa ao público, do local mais importante para o menos frequentado?

5) Onde devo inserir as caixas de cadastro e formulários?



Contudo, como você pode perceber, qualquer ponto positivo ou negativo de design de página é identificado por meio desse recurso.


4 Tipos de Heatmap

Os diferentes tipos de heatmaps trazem diversas informações importantes para observação e avaliação.


A seguir, vamos conhecer quais são os principais tipos de mata de calor para que você decida qual é o melhor para sua estratégia.


1. Hover Maps

O tipo de mapa de calor mais comum é o hover map ou mapa de navegação, o qual mostra a captura de movimento média do mouse do usuário em uma página do site, sendo muito útil para realizar alterações de design.


2. Click Maps

Com efeito, o segundo tipo de heatmap é o click map ou mapa de cliques, o qual mostra o comportamento padrão de cliques na página desejada.

Como a maior parte dos dispositivos móveis não possui cursores, esse é o modelo escolhido para análise de tablets e smartphones, certamente onde você verá um panorama geral sobre os principais locais de cliques.


3. Scroll Maps

Os Scroll Maps também são chamados de mapas da barra de rolagem, um tipo de rastreamento muito valioso para descobrir informações relativas ao comportamento do usuário com relação ao conteúdo das páginas.

Até onde ele rolou a página antes de abandoná-la? Em qual parte da página o usuário permanece por mais tempo?

Portanto, tudo isso é possível a partir da análise de um mapa da barra de rolagem.


4. Eye tracking

Ele analisa o comportamento visual do consumidor, super avançado, capaz de rastrear os movimentos dos olhos pela tela, identificando o que chama ou não atenção das pessoas.

Certamente, como você deve imaginar, essa é uma análise muito mais qualificada que as demais. Porém, exige a utilização de dispositivos especiais, como óculos e capacetes, que emitem raios infravermelhos.


Como Criar Mapa de Calor

Sobretudo, para criar um heatmap, é necessário escolher uma ferramenta, tais como a plataforma Crazy Egg, uma das mais importantes do mercado, a qual oferece um período de testes de 30 dias grátis.

Basta seguir os passos abaixo para criar heatmaps incríveis:


1. Crie um cadastro no Crazy Egg

Dessa maneira, acesse o site da ferramenta, faça seu cadastro ou login, preenchas as informações requisitadas, autorize o vínculo com o Google Analytics e escolha entre as opções disponíveis.


Clique em “start my free trial” e digite as informações de pagamento.

Assim, o período de testes gratuito é válido por 30 dias e você pode cancelar a qualquer momento.


2. Configure sua captura de tela

No dashboard, selecione “one snapshot” apenas para aprendizado, onde mais tarde você pode criar capturas de telas múltiplas.


Logo após, insira a URL da página que você deseja mapear, dê um nome a ela para facilitar o seu trabalho.


Você pode colocar tags como “página inicial”, “download do ebook”, “carrinho de compras”, “página de vendas do item 1” ou qualquer outra referência para consulta posterior.


Dessa forma, a próxima ação consiste em escolher a duração da análise. Selecione a data de início e fim ou opte por um número de visitantes específico.

3. Interprete o relatório

Contudo, depois você terá que aguardar pelo recolhimento de dados. Quando atingir o fim do período ou o número escolhido de visualizações na página, a ferramenta avisará por e-mail e você pode acessar um relatório.


Portanto, para observar todas análises, clique em “snapshots” no menu à esquerda.

Por fim, um bom planejamento e boa execução, esse mapa do calor pode se transformar em um verdadeiro mapa do tesouro, potencializando cada vez mais a chance de ter mais clique no seu site.