Gestão de Mídias Sociais: como uma agência pode me ajudar?

gestão de mídia social

É importante frisar que estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial para nenhuma empresa. Atualmente, quem se destaca na gestão de mídias sociais são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.


Com isso, é notório que cada vez mais empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para se aproximar do seu cliente e não perder para a concorrência. Porém, muitas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento de redes sociais.


Nesse cenário, a melhor decisão a se tomar é buscar uma agência especializada. Que seja capaz de elaborar estratégias digitais com foco em aumentar as suas vendas, de maneira sólida e eficaz.









A Importância da Gestão de Mídias Sociais

A Gestão de Mídias Sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações  e acompanhar os resultados da mesma. Pelo contrário, esse trabalho envolve diversas etapas. Que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.


Para que tudo isso seja bem feito, é necessário ter uma pessoa ou time responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa. Pois assim o processo será visto como importante e necessário para a empresa e não somente uma obrigação que não traz benefícios reais.


Nas grandes agências digitais, esse trabalho é feito por um time de especialistas em redes sociais. Que se dedicam em tempo integral para trazer mais resultados para a área de marketing através das redes sociais. Trazendo, consequentemente, mais resultados do que simplesmente teria se fizesse sozinho – sem contar as dores de cabeça e o tempo gasto.


Como Uma Agência Pode Aumentar Suas Vendas com Gestão de Mídias Sociais

Uma agência é capaz de aumentar as vendas da sua empresa utilizando diversas ferramentas e estratégias, tais como veremos a seguir:








1) Definir Presença

Sem dúvidas, o primeiro passo é definir em quais mídias sociais faz sentido o seu negócio estar presente. Ou seja, descobrir onde o seu público está para você aparecer para ele.


Outrossim, vale destacar que muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Você não vai sair perdendo se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua persona não está lá.


Além do aprendizado, as chances de você encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.


O papel das agências é sempre procurar novos canais para testar e ampliar a estratégia anteriormente definida. O melhor de tudo, é que com vários testes, é percebido quais plataformas tendem a trazer mais resultados, como o Facebook, nesse caso.


2) Definir Objetivo

O segundo passo é definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Nesse passo, a agência é responsável por fazer uma pesquisa e enxergar os pontos que precisam ser otimizados, encontrando o objetivo principal.


O essencial é que apenas um objetivo seja o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.


E o mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar


3) Definir Publicações

Nessa etapa, cabe à agência definir quais os formatos de postagens que deverão aparecer para o seu público alvo. Se buscamos por mais vendas, teremos o foco em geração de leads para focar em vendas posteriormente.


Dessa forma, a maior parte das publicações devem focar na divulgação de algum tipo de conteúdo. Sejam eles posts do blog ou materiais ricos como eBooks, webinars, vídeos etc. Buscando o engajamento e a coleta de novos leads – pessoas interessadas com alta potencial de se tornar um cliente seu.


Por fim, esses 3 passos são apenas o começo de todo o processo especializado que as agências de Marketing Digital fazem quando se trata da Gestão de Mídias Sociais. Sem dúvidas, é a melhor opção para você e sua empresa aumentarem as vendas.