Como aplicar o Marketing de Conteúdo no seu E-commerce e ter resultados incríveis!

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para atrair clientes e efetuar vendas no meio online, tanto para sites e blogs quanto para e-commerces. Para se ter uma ideia, na América do Norte, em 2017, 28% dos profissionais de marketing B2C (negócios que vendem para pessoas físicas) disseram que sua organização foi extremamente bem-sucedida em suas abordagens na área.

Outro dado interessante é que, no ano anterior, a porcentagem era de 25%. O percentual dos que estavam moderadamente satisfeitos foi de 50%, contra 45% em 2016. Os dados são do estudo B2C Content Marketing 2018.

No Brasil, estamos caminhando para uma direção semelhante, como aponta o relatório Content Trends 2017, que diz que 71% das companhias brasileiras já aplicam essa estratégia para conseguir clientes. A proporção é ainda maior no e-commerce (73%).

Quer saber por que essas empresas estão fazendo isso? Então veja este miniguia que preparamos com as principais informações sobre o marketing de conteúdo!

marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo envolve a criação de materiais relevantes e valiosos para o seu público-alvo, de modo a atrair e engajar essas pessoas com a marca e os produtos/serviços da organização.

O conteúdo produzido gera valor e proporciona uma percepção positiva do negócio, o que ajuda no aumento das vendas e na expansão da própria empresa no meio online. Ele faz parte do marketing digital, que é mais amplo e envolve outras estratégias.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Porque ele não é invasivo, tem mais aderência com o público e ajuda a estabelecer um relacionamento eficiente e duradouro com os clientes, reforçando a presença online da companhia.

Imagine que você esteja com um problema no encanamento da sua casa. Você faz uma pesquisa rápida na internet e descobre um blog que dá dicas para você mesmo consertar o que está errado.

Contudo, ao ler outros artigos, você acaba percebendo que é melhor trocar toda a parte hidráulica do imóvel para ter um custo-benefício melhor ao longo do tempo, economizando com reparos pontuais.

Lendo um pouco mais, você encontra uma relação de materiais para adquirir para essa reforma. Só falta a mão de obra, que por sinal é oferecida pela mesma empresa dona do blog.

Depois de todo o conhecimento que obteve, são grandes as chances de você contratá-la para o serviço, não é? Afinal, ela se mostrou especialista naquele tema e ajudou você a encontrar uma solução para o problema.

Qual é a relação do marketing de conteúdo com o funil de vendas?

O que essa companhia fez foi aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo com base na produção de artigos educativos, combinando-a com o chamado funil de vendas:

  • o cliente chega no blog (topo do funil);
  • é instruído a considerar os serviços/produtos da empresa (meio do funil);
  • até estar mais propenso a fechar negócio (fundo do funil).

É possível economizar com essa estratégia?

O marketing de conteúdo é mais barato do que outras estratégias, pois o ambiente virtual costuma ser mais democrático e conta com ferramentas gratuitas ou menos custosas.

Além disso, o já mencionado B2C Content Marketing 2018 apontou que, entre as empresas que tiveram melhores resultados, os gastos com marketing de conteúdo tiveram uma redução de 12% de 2016 para 2017, ou de 38% para 26% em relação ao orçamento total para campanhas.

Isso significa que quanto mais a empresa amadurece suas estratégias e foca em ações de conteúdo eficientes, descartando as que não geram resultados, maiores tendem a ser os retornos e a economia gerada. Um cenário animador, não é?

Como aplicá-lo no e-commerce?

O mesmo exemplo citado acima vale para um e-commerce. Digamos que você deseja comprar um tênis, mas não sabe qual modelo adquirir, então:

  • faz uma busca rápida e acha um blog que informa o que avaliar para uma boa escolha, como a anatomia dos pés e o tipo de atividade para a qual utilizará os calçados;
  • depois você lê um post que indica marcas e modelos;
  • em seguida, encontra outro artigo que mostra onde é possível adquirir o tênis escolhido — na própria loja virtual da dona do blog.
  • para melhorar, a empresa ainda concede um desconto por você ter vindo do blog.

Depois de tudo, as chances de fechar negócio com essa marca tendem a ser bem altas, concorda? Além disso, existem outras ações de marketing de conteúdo que podem ser empregadas no seu e-commerce, como:

  • fornecer análises e comparações de produtos no seu blog;
  • combinar redes e mídias sociais para interagir com potenciais clientes, respondendo suas dúvidas;
  • produzir vídeos que apresentem dicas e informações para os usuários do e-commerce etc.

Quais são os tipos de conteúdo que existem?

Além de artigos em blogs, existem vários tipos de materiais que você pode produzir para suas estratégias de marketing de conteúdo, como vídeos, podcasts (áudios gravados sobre um assunto) e posts de redes sociais. Também é possível capturar e-mails e enviar mensagens com conteúdo relevante para os clientes.

Também é preciso fazer uma boa descrição de produtos, com termos leves e descontraídos, bem como adaptá-los para Search Engine Optimization (SEO) — ou otimização para mecanismos de buscas, no português.

Isso significa que os termos usados, a linguagem e até a forma como você combina imagens e textos precisam ser pensados com base nas boas práticas dessa estratégia. Esses cuidados são necessários porque o Google e o Bing escolhem quem vai aparecer nos primeiros resultados das buscas analisando a qualidade do conteúdo e a aplicação de critérios que fazem parte do SEO.

Se você deseja vender um televisor, por exemplo, é interessante montar a descrição usando frases, expressões ou palavras empregadas pelos consumidores para pesquisar esse item no Google ou no Bing. Isso significa usar a chamada palavra-chave, que, por sinal, é uma das ações de SEO.

Outras dicas que ajudam suas descrições são:

  • utilizar termos claros e objetivos, evitando excesso de adjetivos;
  • destacar as principais informações dos itens (peso, marca, tamanho etc.) para que os internautas encontrem rapidamente as características mais relevantes;
  • deixar as informações em locais de fácil acesso e visíveis, sem “esconder” os dados técnicos em abas, links ou em caixas sobrepostas por imagens ou outros conteúdos.

O marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio a crescer, atraindo mais clientes e aumentando o número de vendas. Ele também auxilia sua empresa a conseguir seguidores, ou seja, consumidores fiéis à marca graças ao relacionamento que é fortalecido por meio dos conteúdos e da interação com eles. Por fim, se você tiver dúvidas sobre como aplicar estratégias assim, a dica é buscar uma agência especializada na área para ajudá-lo.

Ficou com alguma dúvida sobre marketing de conteúdo? Deixe um comentário no post e participe da conversa!