Como criar uma loja virtual segura? 4 dicas para não ter sustos

Como criar uma loja virtual mais segura? Essa é uma dúvida comum de muitos empreendedores que desejam fortalecer a presença digital de seus negócios, especialmente quanto se tratam de pequenas e médias empresas (PMEs).

Afinal, arcar com prejuízos e processos em razão de falhas na loja virtual pode dificultar a vida financeira de uma organização. Em última instância, pode até afetar sua capacidade de sobrevivência.

Para ajudá-lo a evitar problemas de segurança e a proteger melhor as transações do seu comércio eletrônico, apresentamos quatro dicas práticas a seguir. Confira!

1. Escolha uma boa plataforma

Para começar, é essencial hospedar a loja virtual em uma boa plataforma. Ela deve ser segura e oferecer suporte 24h, especialmente para situações de risco de fraude ou eventuais falhas de segurança. Além disso, é importante que tenha funcionalidades como:

  • um sistema antifraudes ou suporte para esse tipo de recurso. Essa solução analisa o comportamento do cliente durante a jornada de compra para detectar riscos;
  • reembolso de transações;
  • interface intuitiva para evitar erros por parte dos usuários;
  • personalização da área de pagamento;
  • política de segurança da informação que inclua aspectos de confidencialidade e disponibilidade de dados;
  • certificados de segurança e auditoria por entidades confiáveis, como Sarbanes-Oxley e RSA encryption;
  • ferramentas de verificação, como robôs, que testem principalmente a jornada do cliente no e-commerce com o intuito de detectar problemas e informar a empresa.

2. Adote mecanismos de prevenção a fraudes

É importante adotar mecanismos e métodos de prevenção a fraudes, que podem ser aplicados pela própria empresa ou por terceiros. Caso deseje uma equipe de avaliação interna, é necessário contratar um sistema de análise de risco, bem como estabelecer critérios manuais e automáticos de aprovação de compras.

Por exemplo, caso se note uma solicitação de produtos muito maior do que o cliente costuma comprar, a equipe deve entrar em contato com ele para confirmar a transação. É preciso, ainda, definir etapas para cancelamento de pedidos não aprovados.

Outro aspecto importante é relacionar os documentos necessários para cancelar compras ou solicitar estornos à operadora de cartão de crédito. Caso a equipe de análises seja externa, lembre-se de reportar e anexar comprovantes de envio e entrega de produtos ao sistema do intermediador para dar continuidade aos pedidos de clientes.

Além disso, é essencial ter atenção para solicitações em “disputa”. Esses casos devem ser respondidos rapidamente para que os comprovantes necessários para as compras sejam obtidos o quanto antes.

3. Ofereça meios de pagamento seguros

É fundamental que a loja ofereça meios de pagamentos seguros, que sejam amparados por processos dinâmicos e protegidos. Alguns exemplos incluem:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • débito em conta;
  • boleto bancário;
  • transferência eletrônica;
  • PayPal, PagSeguro, Bcash ou outro sistema de pagamento on-line;
  • 3D Secure;
  • pagamento por Unidade de Resposta Audível (URA).

4. Obtenha certificados de segurança

É importante utilizar certificados de segurança nas páginas do e-commerce. Desse modo, os dados dos clientes são criptografados e a proteção e a segurança das transações aumentam.

Além disso, navegadores dificultam o acesso a sites sem certificações e isso pode prejudicar o tráfego. Esse é, então, mais um motivo para buscar certificações para o e-commerce. Veja alguns exemplos:

  • certificado digital SSL ou apenas SSL: solução que criptografa dados fornecidos por clientes e, assim, dificulta a ação de indivíduos e sistemas mal-intencionados;
  • certificado PCI DSS: dita normas de proteção de privacidade e confidencialidade às organizações que operam e armazenam informações sigilosas de portadores de cartões de pagamento.

Segundo o site Marketing Charts, “79% dos consumidores fariam mais compras virtuais se o e-commerce oferecesse opções de pagamento mais seguras que cartões de crédito e débito”. Isso demonstra a importância de ter uma loja virtual mais segura, bem como de ampliar os canais de pagamento e reforçar a proteção de dados do consumidor.

Agora que você já sabe como criar uma loja virtual mais segura, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, mais interessados podem se aprofundar nesse assunto!