Checklist: sua produção de conteúdo está otimizada para SEO?
A produção de conteúdo tornou-se ingrediente fundamental para cativar os consumidores. Anúncios são importantes, mas em um contexto onde os usuários utilizam adblockers e têm pouca paciência para a publicidade, é preciso que sua empresa se prepare para ser encontrada e conquistar o interesse do público. As técnicas de SEO são primordiais nessa missão.
Quer entender o que é levado em consideração pelo Google para ranquear os conteúdos nos resultados das buscas? Confira o nosso checklist a seguir!
1. Conteúdo exclusivo e de valor
O grande propósito do Google e seus algoritmos é oferecer conteúdo de qualidade para o usuário. Copiar conteúdos sem autorização ou fornecer informações sem embasamento faz com que os usuários abandonem a sua página, denunciando ao buscador o fato de que o conteúdo ali disponibilizado não tem valor.
2. Velocidade de carregamento
O tempo de carregamento dos sites exerce grande influência sobre a experiência do usuário. John Mueller, da Google, declara que as páginas com velocidade satisfatória levam menos de 2 segundos para obter resposta. Após esse período, a indexação da URL é interrompida.
3. Ausência de Black Hat SEO
Black Hat é uma prática maliciosa dentro do marketing digital. O intuito dela é melhorar o ranqueamento de uma página em curto prazo de tempo por meio da utilização abusiva de palavras-chave (keyword stuffing) e links para sites. Outras técnicas de Black Hat são a inserção de conteúdos ocultos, a cópia e a camuflagem das páginas.
Desde 2009, o Google trabalha para diminuir a relevância da densidade de palavras-chave na página e até mesmo penaliza o uso excessivo delas.
4. Responsividade
As páginas mobile-friendly, ou seja, adaptadas para dispositivos móveis, ganham melhores posições nas buscas realizadas por eles. Em 2016, vale lembrar, o IBGE publicou que o celular já era o principal meio de acesso à internet em nosso país.
5. Palavra-chave inserida no título
Escolheu a palavra-chave mais utilizada por seu público-alvo em ferramentas como o Keyword Planner? Não deixe de usá-la no título de seu conteúdo! Esse é um dos requisitos mais importantes para o SEO de sua página.
6. Certificados de segurança
Conteúdo de valor é conteúdo seguro! Sites que proporcionam segurança aos usuários com certificados HTTPS e SSL galgam posições melhores nos resultados das buscas.
Além disso, o seu potencial cliente se sente mais confortável para fazer download de materiais, compartilhar suas publicações e fazer transações comerciais em suas plataformas.
7. Re-otimize conteúdos
Você já tem conteúdos em seu site? Faça melhorias nele! O Google dá valor às páginas que recebem atualizações frequentes, desde que elas proporcionem melhorias para os usuários.
Além de fazer acréscimos ao conteúdo, atualizando dados, imagens e trazendo mais informações, você pode verificar as questões on-page. Atente-se a:
- meta descriptions;
- títulos;
- URLs.
Use também ferramentas como o Google Analytics para entender quais páginas trazem mais tráfego e o motivo para tal. Links internos também trazem vantagens nessa etapa: a intenção aqui é fazer com que o usuário mergulhe em seus conteúdos, encontrando utilidade em cada clique.
8. Link building
Para entender se seu site é confiável, o Google observa também quantos links você recebe de sites de confiança. Produza posts para blogs de empresas parceiras, fomentando o relacionamento e conquistando referências para sua página.
De pouco adianta caprichar na produção de conteúdo se você não o projeta para ser encontrado. Ficar atento aos fatores de rankeamento do Google é primordial para alcançar a sua audiência com um conteúdo assertivo!
Agora que você já sabe como projetar seu conteúdo para ser encontrado pelo seu público, está na hora de entender como aprimorar a presença online da sua empresa!