Saiba como reduzir a taxa de rejeição do seu site com dicas práticas.

Você elaborou conteúdos ao longo de meses, esperando que seus conhecimentos no assunto atraíssem vendas melhores. Contudo, ao verificar os dados do seu site, deparou-se com a temida taxa de rejeição.

Problemas para aumentar o número de assinaturas por e-mails, adquirir mais clientes e tráfego para o site são frequentemente atribuídos ao bounce rate, também chamado de taxa de rejeição. Se os seus visitantes não oferecem chances para as ações de conversão, é hora de reformular a sua estratégia.

Se você está se deparando com uma situação semelhante, veja as nossas dicas para melhorar os resultados!

 

taxa de rejeição

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição revela o percentual de clientes que acessam uma página do seu site mas não executam qualquer ação nela, deixando-a logo em seguida. O cálculo é realizado pela divisão das sessões de página única por todas as sessões.

Como a taxa de rejeição impacta no ranqueamento do Google?

A taxa de rejeição nem sempre indica que um conteúdo é ruim. Pode ser que um visitante entre na home do seu site, fique por uma hora lendo o que está ali e saia em seguida — esse episódio será considerado como taxa de rejeição. Ou seja, não podemos analisar esse índice isoladamente, pois ele diz pouco em relação ao comportamento do seu público.

Segundo Matt Cutts, ex-líder do time de qualidade de busca do Google, índices como pageviews e taxa de rejeição não integram os algoritmos de classificação do Google. O CTR (Click-Through Rate) ou percentual de cliques, contudo, integra.

Isso significa que, se um resultado de buscas é exibido 100 vezes e clicado em apenas 3, tendo 3% de CTR, ele pode ter o posicionamento prejudicado. Por isso é tão importante cuidar da qualidade dos seus conteúdos para que os usuários enxerguem valor assim que se depararem com a prévia deles.

Como diminuir a taxa de rejeição?

Em caso de altas taxas de rejeição, não entre em pânico! Antes mesmo de partir para a ação, defina metas aceitáveis para a sua taxa. Afinal, em muitas ramos, como no e-commerce, é natural que o usuário abandone a página sem agir.

Melhore a escaneabilidade do seu conteúdo

A ausência de legibilidade é uma das grandes causas para altas taxas de rejeição. Nesse caso, observe como anda a formatação do seu texto. Grandes blocos de texto, a ausência de intertítulos, poucos parágrafos e muitas imagens dificultam a leitura.

Considere que muitas pessoas consomem conteúdos no trajeto para o trabalho/escola ou no intervalo entre uma atividade e outra, e isso exige dinamismo. Sendo assim, utilize imagens, gráficos e citações para diversificar a apresentação das informações. Faça algumas perguntas ao usuário e grife os trechos importantes dos seus textos, especialmente nos mais extensos.

Crie links internos e externos

Os links internos fazem com que o usuário permaneça no site por mais tempo, concedendo mais chances para ações de conversão surtirem efeito. É muito importante, portanto, que esses links sejam relevantes para o usuário.

Ao longo dos seus posts, você pode inserir links de artigos já escritos sobre os assuntos indicados. Quando precisar utilizar links externos (especialmente para revelar a fonte dos dados), programe-os para que sejam abertos em outra janela — dessa forma o usuário não tem que clicar no botão de retorno para voltar ao seu post.

Conte com um layout atraente

Para que o visitante tenha facilidade para permanecer no seu site, é preciso que ele encontre páginas organizadas, atraentes e bonitas. Preocupe-se em apresentar informações de maneira clara para o usuário navegar com facilidade.

Tenha CTAs criativos

Os CTAs (ou chamadas para a ação) ajudam o visitante na tomada de decisões. Portanto, destaque-os e apresente-os de maneira criativa.

Utilize palavras-chave de maneira sábia

Você não pode se prender somente às palavras-chave com alto valor de tráfego. Observe também qual é a pertinência dos termos para o seu público e se eles se relacionam com a sua marca.

A taxa de rejeição é um índice importante para repensar estratégias de conversão. Contudo, ela não pode ser analisada isoladamente, pois oferece poucos dados acerca do público.

Agora que você já sabe como reduzir a sua taxa de rejeição, que tal pensar em estratégias melhores para converter no Facebook?