Marketing de conteúdo e Conversão em Vendas: uma dupla de ouro.

Marketing de conteúdo e Conversão

Aplicar Marketing de conteúdo pode gerar muitos benefícios, como aumentar os resultados de seu negócio. Para se ter uma ideia da importância dele, 73% das empresas brasileiras já aplicam essa estratégia, conforme aponta o relatório Content Trends 2018. Além disso, de acordo com o Demand Metric, ele custa 62% a menos do que as opções de marketing tradicional e pode elevar em, aproximadamente, 3 vezes a geração de leads.

Adotar o marketing de conteúdo nas suas campanhas contribuirá para aumentar o alcance delas e ainda gerar mais oportunidades. Quer saber como usá-lo? Veja 5 dicas que ajudam nessa tarefa!

Invista em conteúdo rico

Um bom marketing de conteúdo se caracteriza por oferecer ao público conteúdo rico, que agregue valor e seja relevante para os usuários, atendendo suas dores. Para isso, é possível trabalhar com dicas, orientações, sugestões de serviços/produtos que os ajudem. Contudo, é preciso que estejam alinhados com a área de atuação da empresa.

Por exemplo, se ela trabalha com negócios financeiros, as dicas podem envolver formas de investir, de economizar, de planejar o orçamento etc. Além do mais, após conteúdos informativos, é necessário informar os leitores sobre produtos/serviços da organização que poderão ajudá-los, como empréstimos, aplicações, consultoria financeira etc.

Para a divulgação desses conteúdos, os canais mais usados são redes sociais, sites e blogs. Aliás, empresas que têm blog podem obter até 126% a mais de leads que as que não têm, conforme aponta o Hubspot.

Trabalhe com bons Calls To Actions (CTAs) no seu blog

Além de criar um blog, é importante estar atento a estratégias que otimizam os conteúdos desenvolvidos, como CTAs. Esses são recursos textuais ou visuais que direcionam o visitante a realizar ações, como acessar outros materiais, entrar em contato com a empresa, cadastrar-se em newsletters etc. Elas são úteis para manter os usuários no blog ou atingir outros objetivos, como conduzi-los pelo funil de vendas.

Entenda cada estágio dos leads no funil de vendas

funil de vendas é uma ferramenta usada pelas equipes de marketing e comercial para trabalhar o volume de potenciais clientes que chega ao negócio. No começo, os usuários vêm em maior quantidade (topo do funil) e começam a diminuir, conforme permanecem os interessados (leads) nos conteúdos e soluções da organização (meio).

Após serem trabalhados, um pequeno grupo chega à etapa de conversão (fundo), quando faz algo desejado pela empresa, como adquirir um produto/serviço.

Aprenda a analisar a jornada do consumidor

jornada do cliente, em marketing, é outro recurso usado para entender o comportamento do cliente, no intuito de produzir conteúdo conforme a etapa do processo de compra em que ele se encontra. É dividida nos estágios de:

  • consciência — o internauta apresenta sintomas de um problema/necessidade, embora não tenha muita noção sobre ele. É quando está se informando sobre o assunto;
  • consideração — o usuário já sabe qual é o seu problema/necessidade e estuda uma potencial solução;
  • decisão — a pessoa já definiu qual será sua estratégia/método de resolução e está se aprofundando sobre ela. É nesse momento que pode ocorrer a compra de um produto/serviço.

Entender cada etapa ajuda a organização a produzir conteúdo otimizado. Por exemplo, materiais simplificados para quem está na fase inicial e mais desenvolvidos, com dicas de soluções para problemas, na fase intermediária.

Para quem está no estágio de decisão, o material tende a ser aprofundado e até técnico, no intuito de informar o que o lead poderá obter com a solução apontada. Normalmente, ela envolve um serviço/produto da empresa.

Estabeleça uma boa estratégia de nutrição de leads

Para o marketing de conteúdo dar certo, é preciso de frequência na produção de materiais e na interação com o público. Nesse caso, além de manter a postagem contínua no blog e nas redes sociais, é indicado aplicar ferramentas/estratégias que ajudam na nutrição de leads, como e-mail marketing.

Se você tiver dificuldades de implementar marketing de conteúdo na sua empresa, a dica é buscar uma agência especializada nessa estratégia. Além de ajudar na produção de materiais, ela contribuirá com o know how necessário para otimizar a geração de leads.

Por falar nisso, que tal realizar um diagnóstico gratuito do seu site para entender o que pode ser melhorado nele e, assim, atrair mais leads?

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