Afinal, o que é e como funciona um marketplace?

No passado, antes de existirem Shopping Centers e galerias de lojas, se uma pessoa quisesse adquirir um item ou vender o próprios produtos e serviços, ela ia às feiras, que reuniam comerciantes dos mais diferentes lugares, cada um com suas técnicas de barganha.  A ideia por trás de um marketplace, o novo queridinho dos empreendedores e investidores-anjo, é parecida!

Se você quer entender o que é marketplace e quais vantagens esse modelo traz para seu negócio virtual, acompanhe a leitura!

O que é um marketplace?

Um marketplace é um lugar de encontro, em que compradores e vendedores se reúnem para comprar e vender produtos. Ali, o usuário encontra serviços de pagamento, curadoria, organização e muitos outros que facilitam a transação e proporcionam uma experiência interessante para ambas as partes.

Dessa forma, o marketplace oferece dois tipos de acesso: um para o cliente e outro para o lojista. O cliente acessa a plataforma como se estivesse navegando por uma loja virtual comum, contando com a vantagem de navegar por lojas diferentes num só lugar. Já o lojista pode customizar e organizar o mix de produtos de uma maneira conveniente.

A Amazon é uma das maiores referências de marketplaces. Hoje, os vendedores já usam a plataforma para comercializar seus produtos por meio de uma marca já reconhecida.

No Brasil, diversas empresas abriram suas vendas nesse modelo, como o Grupo B2W, que detém o Submarino.com e o Americanas.com, e o Grupo CNOVA, que se responsabiliza por Ponto Frio, Extra e Casas Bahia. Marketplaces segmentados também se consolidam, como mostra o sucesso da Farfetch, Oqvestir, Privalia, Elo7 e Enjoei.

Ao todo, o modelo já conquistou 25,5 milhões de consumidores em 2017, arrecadando aproximadamente 45 bilhões de pedidos, segundo o Mercado E-Commerce.

Como funciona um marketplace?

Para sustentar esse modelo de negócio, o marketplace faz a ponte entre os dois lados e ganha uma porcentagem sobre as vendas realizadas na plataforma. Assim, para aumentar o número de transações, a plataforma não precisa ampliar seus custos, pois gastos com softwares, aluguel de espaço e mão de obra são desnecessários.

Da mesma maneira que o AirBnB não tem de construir um novo prédio para aumentar os espaços disponíveis em uma cidade, o marketplace consegue melhorar a receita sem ter de gastar proporcionalmente, o que torna esse modelo interessante para investidores.

Você pode encontrar marketplaces voltados para um segmento de mercado (ex.: moda e beleza) ou aqueles que reúnem uma série de segmentos, como uma loja de departamentos.

Quais são as vantagens de um marketplace para uma loja virtual?

Você pode ampliar seus canais de venda contando com uma estrutura tecnológica robusta! Entenda:

Recursos acessíveis

Para quem tem dificuldades em montar uma loja virtual própria ou deseja expandir os canais de venda com investimento baixo, o marketplace é uma excelente opção.

Essas plataformas já têm um nome reconhecido no mercado e oferecem infraestrutura tecnológica para facilitar as transações, contando com meios de pagamento, armazenamento de informações, requisitos de segurança e muitos outros recursos necessários para esse tipo de negócio.

Baixo investimento

Para iniciar suas operações em um marketplace, você não precisa de grandes investimentos. Contudo, você tem de estruturar bem o seu negócio, oferecendo um bom controle de estoque, de fluxo de caixa e caprichando na divulgação para atender os clientes com excelência e obter um bom retorno.

Visibilidade

Sob uma marca reconhecida, fica mais fácil atrair o público para a sua loja.

Quais cuidados precisam ser tomados ao optar por um marketplace?

Atente para a reputação do site antes de aliar a sua marca à imagem dele. É importante que você confira as práticas de atendimento da plataforma, verificando se cumpre os requisitos necessários para atendê-las e suportar as novas demandas.

Os marketplaces oferecem uma infraestrutura robusta para negócios virtuais realizarem suas transações com segurança e proporcionarem uma boa experiência para o usuário. Os custos de um bom serviço compensam, pois são referentes às transações de pagamento e à manutenção da loja. Escolha a plataforma com critérios!

Entendeu o que é marketplace? Ainda tem alguma dúvida sobre negócios no ambiente digital? Deixe o seu comentário!