Afinal, como fazer um planejamento estratégico para o e-commerce?

Um dos grandes mitos do empreendedorismo é a figura de um showman extravagante que formula soluções brilhantes no improviso. Afinal, até mesmo para compor de última hora, precisamos de estudo e experiência.

Se você quer potencializar seus negócios no universo do e-commerce e surpreender seu público, é hora de entender como fazer um planejamento estratégico para sua loja virtual. Confira nossas dicas!

 

Quais são as áreas contempladas em um planejamento estratégico?

O planejamento de seu e-commerce deve passar pelos campos financeiro, administrativo, recursos humanos, marketing, atendimento, experiência do usuário, produto e logística. Isso significa que todos os aspectos de seu negócio devem trabalhar pela geração de valor, trazendo benefícios não só para o público externo mas também para o interno.

Tudo parte de uma boa pesquisa, não só pelo mercado, mas também pelo histórico de sua empresa. Além de entender a mentalidade e as necessidades de seu público, é importante refletir no que o seu negócio pode oferecer para atrair, cativar e fidelizar o cliente diante disso.

Uma análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) pode amparar nessa etapa.

Como fazer um planejamento estratégico?

A elaboração da sua estratégia não deve se restringir ao estudo do mercado. É preciso traçar atitudes para otimizar resultados, explorando o potencial de cada ferramenta. Veja, a seguir, alguns aspectos que não podem ser esquecidos:

Revisite a cultura organizacional de sua empresa

Um bom planejamento estratégico precisa estar integrado à cultura organizacional de sua empresa. Lembra-se da tríade Missão, Valores e Visão? Você deve ficar especialmente atento ao terceiro elemento, pois esse é o campo responsável por oferecer um direcionamento para os objetivos de seu negócio. Com propósitos segmentados, fica fácil estabelecer metas, métricas e indicadores!

Faça uma revisão do ano anterior

Com uma análise de seu histórico, você consegue entender o que deve ser corrigido e o que pode ser melhorado no próximo período.

Coloque seus resultados, positivos e negativos, diante das diferentes áreas e atividades de seu negócio. Uma observação bem detalhada fornecerá insumo para um bom planejamento estratégico.

Trace objetivos e metas

Para traçar os objetivos e metas de seu planejamento, você pode seguir a metodologia SMART, que estabelece que eles precisam ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com uma pré-definição de tempo.

Defina um orçamento

Todas as fases de seu plano estratégico devem ser mensuráveis. Verifique quanto você já fatura, quanto necessita faturar e quais são os custos e limites para cada estratégia e tática definida no documento.

Após definir seus custos e despesas, você pode planejar o que fazer com seus lucros.

Elabore uma estratégia de marketing

Seu público precisa estar ciente de seus esforços! Você pode contar com uma agência especializada ou montar uma equipe em sua própria empresa. A primeira opção é a mais acessível e fornece resultados bastante satisfatórios!

De qualquer modo, é importante designar um funcionário que acompanhe todo o processo, de forma que ele possa supervisionar os conteúdos e compreender os resultados obtidos.

Como definir as metas do planejamento estratégico?

Seus objetivos, alinhados com a Visão de sua empresa e alinhados após a apuração do mercado, devem ser segmentados em metas de curto, médio e longo prazo, acompanhadas de métricas rigorosas, tais como visitas do site, taxa de rejeição e visitantes únicos.

A partir das métricas, você define indicadores. Os KPIs (key performance indicators ou indicadores-chave de performance) são associados a metas de conversão, e explicam matematicamente se um objetivo foi alcançado ou não. Ou seja, eles estão diretamente ligados à performance do seu negócio. Alguns exemplos são: taxa de conversão de vendas, aquisição de amostras gratuitas, tempo de permanência no site, etc.

Um bom planejamento de estratégias para e-commerce não só se alinha com as tendências do mercado como também olha para os recursos já disponíveis na sua empresa para surpreender o público. Fique atento ao seu potencial!

Agora que você sabe como fazer um planejamento estratégico coerente com o sucesso de sua loja virtual, compartilhe esse post em suas redes sociais! Esse pode ser o início de uma parceria frutífera para seus negócios.