Quais são as melhores plataformas de e-commerce do mercado?

Não basta ter uma loja virtual com design atrativo e muitos recursos, se a plataforma de e-commerce que a sustenta não for boa. Por mais bonito e organizado que seja, um comércio eletrônico sem usabilidade, performance e capacidade de suportar o tráfego dificilmente colaborará para aumentar os resultados da sua empresa — pelo contrário, terá mais chances de afugentar seu público-alvo.

Para você não passar por esse tipo de situação, separamos algumas das principais plataformas de e-commerce do mercado, destacando suas características mais importantes. Nesta oportunidade, foram escolhidas apenas aquelas que fornecem acesso por meio de um pagamento periódico (alugadas), uma vez que constituem 63,4% da preferência das empresas. Aproveite!

Xtech e VTEX

A Xtech tem se destacado tanto no mercado de PME’s que, no fim de 2017, foi adquirida pela VTEX, líder mundial em comércio eletrônico omnichannel — a mesma companhia que atende empresas como Boticário, Sony e Coca-Cola, além de estar presente em 24 países.

Como pontos positivos, podemos destacar o fato da Xtech ser especialista em pequenas e médias empresas, além de contar com módulos de envios e pagamentos, e hubs integradores. Um deles, o 4MiddleWare, possibilita a comunicação com vários marketplaces de formas distintas, permitindo que você atribua descrições, valores e outros pontos de modo independente a cada local.

A VTEX, por sua vez, oferece mais de 70 microsserviços e conta com uma média de 50 implantações de inovações por dia. Entre suas funcionalidades, temos a integração com SEO e com sistemas ERP. Além disso, ela disponibiliza uma página de suporte que reúne os temas mais pesquisados ao buscar ajuda — como em momentos de site off-line.

Loja Integrada

Essa tem o nome mais familiar e explicativo, especialmente porque fornece integração com marketplaces conhecidos do mercado — como Mercado Livre, Submarino e Extra. Atualmente, conta com mais de 600 mil lojas criadas. Em seu portfólio de clientes, temos a H20 Purificadores, o Studio Geek (cultura geek e pop) e a La Bella (produtos de beleza), o que mostra sua capacidade de atender a segmentos ecléticos.

A Loja Integrada fornece temas prontos, responsivos e customizáveis. Essa plataforma também integra múltiplos aplicativos e funcionalidades especiais, como o de recuperação de carrinho abandonado, criação e disparo de e-mail marketing e junção com ferramentas do Google.

Tray

A Tray é uma das plataformas mais antigas e renomadas do mercado, com mais de 15 anos de atuação e planos para pequenas e grandes empresas. Além disso, oferece dezenas de temas prontos — responsivos e funcionais — e mais de duzentos recursos para a loja virtual.

Uma de suas vantagens é que ela trabalha com código aberto, o que permite acesso completo à gestão de front end.Em outras palavras, isso possibilita a você customizar o e-commerce — com a ajuda de um desenvolvedor ou uma agência — para deixar o visual do site com a cara da sua empresa! Outro ponto positivo é o processo de venda otimizado, que minimiza o número de etapas para concluir uma compra — evitando fases desnecessárias.

Ela também realiza uma análise de SEO da sua loja virtual e fornece integração com os principais marketplaces do mercado, como Shoptime, Walmart e Americanas.com. Entre seus clientes, temos OdontoPrev, Troller Store e FastGames.

Uma plataforma de e-commerce eficiente fornece recursos distintos para a construção da loja virtual, assegura um carregamento rápido das páginas e suporta um volume alto de usuários. Caso contrário, poderão surgir problemas em seu comércio eletrônico.

Imagine investir um bom orçamento em marketing para aproveitar uma data importante — como a Black Friday — e, justo no dia do evento, o seu e-commerce fica off-line porque o sistema não aguentou o volume elevado de acessos. Complicado, não é? Além das perdas de vendas, os recursos de divulgação terão sido desperdiçados e a empresa ficará com a reputação manchada por causa da baixa disponibilidade do sistema.

Para não ter esse tipo de problema, é preciso escolher uma boa plataforma de e-commerce. Se tiver dificuldades nessa empreitada, busque uma parceira que entenda do mercado de comércio eletrônico e possa indicar a opção mais adequada.

Ficou com dúvidas para encontrar um bom sistema de comércio eletrônico? Entre em contato com nossa equipe para que possamos orientá-lo!