Quais são os principais problemas em e-commerces e como superá-los?
O comércio eletrônico possibilita inúmeras oportunidades de negócios. Os números só crescem e isso é uma ótima notícia para quem vende pela internet. No entanto, nem sempre as coisas saem como o esperado.
Infelizmente, problemas em e-commerce são algo que tem se tornado recorrente no dia a dia desse tipo de negócio. Assim, é primordial conhecer os principais erros que estão impedindo que a sua loja virtual faça sucesso.
As principais falhas da venda online, em geral, são simples de serem corrigidas. Para ajudar você a não cometer esses deslizes, mostraremos alguns dos principais problemas em e-commerce e como corrigi-los. Confira!
Descrição mal feita dos produtos
A quantidade e a qualidade das informações dos produtos são primordiais para os consumidores decidirem a favor da compra. Apesar de o preço da mercadoria ser mais importante, o cliente não se sente à vontade em comprar se não houver uma descrição detalhada do produto.
Pode até parecer algo difícil de acreditar, mas muitos gigantes do e-commerce falham em algo tão básico como o conteúdo de um determinado item. Diante desse cenário, tenha a atenção e o cuidado de fazer a descrição da mercadoria de forma clara, direta e objetiva.
Descumprimento dos prazos de entrega
Não cumprir os prazos de entrega pode gerar inúmeras dores de cabeça para quem tem um comércio eletrônico. Preferencialmente, é interessante que o seu e-commerce trabalhe para entregar produtos antes do combinado.
No entanto, nem sempre isso é possível. Por outro lado, é fundamental que, ao menos, você cumpra aquilo que foi prometido. Isso significa entregar as compras dentro do prazo e em perfeito estado.
Para tanto, esteja bem alinhado com fornecedores e faça uma boa gestão do seu estoque, de forma a evitar problemas e acompanhar essas entregas.
Não investimento em e-mail marketing e Adwords
Embora muitos empreendedores não se atentem para isso, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais eficazes de comunicação com o cliente. Nesse sentido, é primordial que ele faça parte das ações do seu e-commerce. Dentre as suas vantagens, podemos destacar uma comunicação direta e personalizada.
Além disso, também é essencial falarmos do Google Adwords. É um mito achar que, para aparecer na internet, é possível fazer tudo gratuitamente. Claro que é viável ter ótimos resultados orgânicos, mas também é necessário pensar em ações pagas. Por meio do Adwords, sua empresa pode e deve fazer links patrocinados para fortalecer a presença online.
Erros estruturais do SEO
Quando se trata de comércio online, é essencial aparecer nas primeiras páginas do Google. Isso significa que aplicar as técnicas de SEO vai assegurar que você seja encontrado. No entanto, muitos e-commerces trabalham sem foco no SEO.
Por isso, é primordial, por exemplo, que você faça pesquisas de palavras-chave e tenha URLs amigáveis com as técnicas da ferramenta. Trabalhar o SEO desde o início do negócio é muito importante para o seu sucesso.
Diante desse cenário, é imprescindível contar com a ajuda de especialistas para enfrentar e evitar problemas em e-commerce. Isso é um fator decisivo para que muitos empreendedores não desistam da iniciativa de vender online e tenham mais confiança na gestão da sua loja.
Quer alavancar seu negócio e fugir dos problemas em e-commerce? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa!