Marketing comportamental: saiba usar a favor da jornada do cliente
Dentro de uma loja tradicional, não dá para saber exatamente o que o cliente gosta. Tudo muda de figura no ambiente online. Na internet, é possível obter muitas informações sobre as preferências dele. Por isso, hoje nós vamos bater um papo sobre marketing comportamental.
Afinal, os recursos da tecnologia são grandes aliados do marketing digital. Por exemplo, com eles você é capaz de visualizar onde o consumidor esteve, quais produtos o interessaram mais e muitas outras coisas.
Para entender como isso funciona, continue a leitura.
Afinal, o que é marketing comportamental?
Antes de comprar um produto, o consumidor é influenciado por emoções. Nesse sentido, o marketing comportamental é um método de observação que analisa as tomadas de decisão da pessoa durante toda a jornada de compra.
Na prática, o sistema consiste em reunir informações relevantes com o objetivo de personalizar a mensagem de acordo com o perfil do comprador e, assim, aumentar as oportunidades de venda.
Esse recurso é feito com base no histórico de navegação do usuário por meio de cookies (arquivos que guardam dados sobre o visitante temporariamente). Todos os navegadores de internet registram esses dados que são identificados por meio de pixels ou códigos inseridos nas páginas de acesso.
Quais as principais vantagens?
Conhecer o comportamento do cliente na internet traz uma série de vantagens para o seu negócio, como:
- possibilidade de personalizar a mensagem e atingir o público certo;
- encontrar potenciais clientes na internet com a ajuda de dados demográficos, personalidade, gostos, preferências, interesses, atividades etc.;
- mais eficiência no marketing, pois as informações são adaptadas para cada usuário;
- redução de custos e retrabalhos;
- aumento significativo das vendas.
Como a estratégia de marketing comportamental ajuda na jornada de compra?
Hoje, conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para otimizar o processo de vendas. É assim que muitas marcas estão conseguindo determinar o momento certo de oferecer um produto ou serviço.
Por exemplo, quando o usuário acessa o seu site pela primeira vez, deixa rastros. Os cliques dizem muito a respeito dele. Fazer uma análise desse processo e juntar essas informações facilita a sua abordagem de acordo com a etapa da jornada, a saber:
1. aprendizado e descoberta;
2. reconhecimento de um problema;
3. consideração da solução;
4. decisão da compra.
Para você ter uma ideia, é possível utilizar os cookies para promover remarketing. Dessa forma, alguém que se interessou por um produto na sua loja mas não concluiu o pedido pode ver o anúncio na página pessoal do Facebookou receber um e-mail notificando o acontecido.
Assim, as chances de o usuário fechar o negócio aumentam, pois, muitas vezes, as pessoas fecham a página por acidente ou outro motivo qualquer. Quando são surpreendidas com a mesma oferta em outro momento, todos ganham.
Como você viu, o marketing comportamental é um recurso poderoso para conhecer o público-alvo nos mínimos detalhes. Com essas informações, os resultados são potencializados, o engajamento aumenta e as vendas também.
O que você já fez ou pretende aplicar para melhorar a sua estratégia de marketing comportamental? Deixe um comentário!