Links patrocinados: por que investir e por onde começar?

Investir em links patrocinados pode atrair mais visitantes para seu e-commerce, site ou blog, aumentando as chances de novas vendas. Essa estratégia, aliás, colabora com a produção de conteúdo para ranqueamento no Google/Bing e com a aplicação de técnicas de SEO — Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de buscas.

Isso porque ela potencializa os cliques em artigos/produtos de uma empresa, contribuindo para a captação de consumidores propensos a fecharem negócios. Além disso, muito dos clientes atraídos por esse meio dificilmente seriam obtidos por outros canais.

link patrocinado

É o que aponta o estudo “Impact of Organic Rank on Ad Click Incrementality”, feito pelo Google. Segundo ele, 89% dos cliques em links patrocinados não são recuperados por meio de cliques orgânicos quando se pausam os anúncios.

Isso significa que se seu site recebe duas mil visitas, sendo mil provenientes de links patrocinados e mil de resultados orgânicos, e você pausa os anúncios, aproximadamente 890 acessos podem ser perdidos.

Quer saber mais sobre a importância dos links patrocinados e como aplicá-los? Continue lendo e descubra!

Qual o conceito de links patrocinados?

Links patrocinados consistem em anúncios em formato de texto. Quando pesquisamos algo nas ferramentas de buscas, como Google e Bing, eles costumam aparecer no topo, identificados como “anúncio”. Também há links patrocinados em redes sociais, que aparecem como posts. Normalmente, são divididos em:

  • Custo por Ação (CPA)— você paga pelo anúncio quando o usuário fizer determinada ação em seu site;
  • Custo por Clique (CPC) — cada clique do usuário é cobrado;
  • Custo por Mil Impressões (CPM) — quem anuncia paga quando seu anúncio obtém mil visualizações/impressões;
  • Custo por Visualização (CPV) — cada vez que alguém vê o anúncio cobra-se um valor do anunciante.

Por que investir em links patrocinados?

Além de potencializar suas vendas ao atrair pessoas que, de fato, têm intenção de compras, links patrocinados otimizam estratégias de marketing digital. Isso porque eles:

  • podem ser segmentados — você delimita os perfis dos clientes que verão seus anúncios;
  • são fáceis de escalar — uma campanha pode ser ampliada continuamente;
  • geram retornos rápidos — assim que você gera os links, eles já podem ser exibidos para atraírem clientes;
  • podem ser modificados facilmente — se não derem resultados ou tiverem problemas, você consegue ajustá-los de forma simples nas ferramentas de criação de links patrocinados;
  • reduzem custos com marketing — eles costumam ser mais baratos do que alternativas de marketing convencionais.

Como começar a aplicá-los na sua estratégia?

Primeiramente, você precisa avaliar os recursos necessários para aplicar neles. Quanto menor o investimento, mais demorados os resultados. Contudo, se quiser obter bons frutos logo no início, será preciso aplicar um valor maior. O lado bom é que você poderá receber muitos visitantes em seu site desde o começo.

Para empregar links patrocinados, também deverá se cadastrar em uma plataforma de anúncios que trabalhe com eles. Dois dos mais conhecidos, voltados para mecanismos de buscas, são o Google Adwords e o Bing Ads. Nas redes sociais, o maior é o Facebook Ads.

Como mensurar os seus resultados?

Existem indicadores que ajudam a mensurar o desempenho dos links patrocinados ao longo de campanhas e estratégias. Um deles é a taxa de conversão (CTR), que resulta da divisão da quantidade de cliques nos anúncios pelo número de vezes que foram veiculados.

Por exemplo, se foram exibidos 100 vezes nas páginas de pesquisas e receberam 25 cliques, você terá uma CTR de 0,25 (25/100) ou, em termos percentuais, de 25%. Quanto maior for sua CTR, melhor para o seu negócio. Simples, não é?

Plataformas de links patrocinados contam com indicadores próprios para mensurar resultados. O Adwords tem o Índice de qualidade — uma estimativa da qualidade dos seus anúncios, termos-chave e páginas de destino. Quanto maior ele for, menores serão os preços cobrados e melhores serão as posições dos anúncios.

Embora links patrocinados sejam vantajosos, o alcance orgânico das ações de marketing digital não pode ser ignorado em qualquer mídia. Com um bom equilíbrio entre eles, sua empresa terá maiores chances de crescer no meio online. Por fim, se tiver dúvida de como estruturar bons links patrocinados, recomenda-se buscar uma agência especializada na área para ajudar.

Ficou com dúvida ou tem alguma dica sobre links patrocinados? Compartilhe nos comentários!