Como aumentar receita através do Marketing Digital após uma crise econômica?

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É indispensável destacar que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) trouxe uma crise econômica que afetou o mundo inteiro, sendo capaz de gerar diversas consequências, principalmente no faturamento e lucro das empresas.

 

Vivemos em um cenário no qual as maiores economias correram para socorrer empresas, empregos e o sistema de saúde, na tentativa de evitar um colapso. Além disso, os Profissionais de Marketing tiveram que encontrar saídas para minimizar os impactos com estratégias de Marketing e manter o faturamento das empresas durante a pandemia.

 

Mas e o que pensar após este momento? Como aumentar a receita através do Marketing Digital? É o que vamos saber a partir de agora.

 

5 Dicas Para Aumentar a Receita

Veja abaixo as 5 principais dicas para conseguir aumentar a receita da sua empresa após uma recessão econômica, por meio do Marketing Digital:

 

1) Aumente Sua Presença Visual

Investir na visibilidade da sua marca é um passo crucial que deve ser seguido imediatamente, uma vez que, com isso, o seu público entenderá que você é capaz de entregar seus produtos e serviços com qualidade e segurança.

 

Estar visível faz vender: sabemos que ser familiar faz vender. Por isso, estar visível nesse cenário fará com que você tenha mais chances de vender do que o concorrente que “sumiu”. O momento é de explorar táticas de baixo custo, mas que te manterão visível e relevante.

 

Outro ponto fundamental que deve ser exercido é a criação de anúncios, seja no Google Ads ou no Facebook Ads. Investir em publicidade, mostrar sua cara para novas pessoas é uma estratégia bastante útil para o momento pós quarentena.

 

Além disso, atualize seus conteúdos, seja no seu blog ou nas redes sociais. Agora é hora de atualizar tudo e se manter relevante nas buscas orgânicas. Investir em otimizações de SEO no pós quarentena é uma estratégia barata – principalmente aproveitando o que você já tem publicado. Otimize e publique!

 

 

2) Mantenha Sua Base de Clientes

Para esse momento, é totalmente necessário focar no que você já tem, priorizar seus clientes e personalizar seus serviços utilizando algumas estratégias, como:

 

A) Automação de Marketing: as automações podem ser aliadas nesse momento. Mas não estamos falando de e-mails sem contexto ou spam. Você precisa enviar mensagens personalizadas para os clientes que querem saber sobre você. Fazer isso de forma rotineira e automatizada irá liberar seus profissionais para trabalhar em ações mais complexas e criativas, o que fará seu ROI aumentar.

 

B) Produção de conteúdo: especialmente durante a quarentena, as pessoas precisam ser entretidas e informadas. O tempo gasto nas redes sociais cresceu 22% (27% entre a geração Z, 30% entre Millennials, 29% entre a geração X e 15% entre Boomers). Após a crise do Coronavírus suas ações nas redes sociais devem continuar. Compartilhe as inovações que você está fazendo para diferenciar sua oferta dos concorrentes e promova notícias positivas, como prêmios que recebeu e boas ações, por exemplo.

 

3) Foque na Revisão e na Conversão

Esse momento pós quarentena pede que você foque em conteúdo de qualidade, utilize estratégias criativas, e que reveja todos os processos anteriores, principalmente seus anúncios. Mais do que nunca, as pessoas vão investir seu dinheiro apenas no que é essencial e certeiro. Mostre que sua empresa é a melhor opção.

 

Além disso, também vale revisar seu site. Veja se a velocidade de carregamento é menor do que 3 segundos em dispositivos móveis, se ele não tem bugs e se há ajustes para melhorar as conversões. Faça tudo o que for necessário para deixá-lo otimizado para conversões. Nesse momento, você não pode perder vendas ou leads por problemas no site.

 

4) Trabalhe com Métricas Precisas

É indispensável que a sua empresa utilize de métricas precisas, tais como as principais: ROI, ROAS, CAC e outros KPIs que vão indicar o que tem dado certo e o que não tem sido lucrativo. O momento é de ser pragmático.

 

Também é importante configurar seu Google Analytics corretamente. Se você ainda não tem metas de conversão configuradas no Google Analytics, faça isso imediatamente. Se você já tem tudo configurado, revise. Confira se está tudo funcionando e aproveite os dados para planejar ações.

 

Por fim, a dica aqui é mensurar o ROI corretamente: comece a calcular o ROI por canal, campanha e até anúncio. Agora é a hora de cortar o que não está dando resultado e priorizar o que traz receita.

 

5) Pratique a Melhoria Contínua

Por fim, vale destacar que a melhoria contínua é uma via que deve ser seguida sempre, utilizando os 3 pontos: executar, analisar, e otimizar.

 

Por isso: teste, analise, aprenda e teste novamente de forma otimizada. Não há como fugir desse ciclo.

 

As experiências devem ser rápidas, baratas e fáceis de executar. Se funcionar, replique! Se não funcionar, tire do ar e crie uma nova estratégia. Seja rápido e implacável. Você testou algo, aprendeu com ele, siga em frente e teste algo novo na sequência.