Como o marketing de performance pode aumentar as minhas vendas?

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para que empresas dos mais variados portes e setores divulguem os seus produtos e serviços, atingindo com mais eficiência seu público-alvo.


Contudo, seu aspecto mais valioso é a possibilidade de mensurar cada estratégia. Neste contexto, surge o chamado marketing de performance, uma série de ações que aprimoram a atuação das marcar em plataformas de anúncio como o Google AdWords e o Facebook Ads.

Quer entender como funciona essa área do marketing e como ela pode beneficiar a sua empresa? Acompanhe!

performance

O que é marketing de performance?

É um conjunto de ações de marketing digital focado em resultados. Nele, você compra um anúncio e paga apenas quando alguém reage a ele. Cabe a você decidir que tipo de reação comprar.

Há 5 tipos de reações de potenciais consumidores: cliques, impressões, vendas, engajamentos e leads.

Se você deseja gerar tráfego para seu site, por exemplo, você pode estar à procura de cliques. Portanto, você deve basear o seu orçamento no custo por clique (CPC).

Por ser construído com foco em estratégias com retorno comprovado, é essencial que você esteja sempre aliado a relatórios com análises sobre os investimentos realizados e o retorno esperado. Ou seja, o foco está em resultados reais, não em tentativas.

Quais são as vantagens?

O marketing de performance surgiu no e-commerce, graças à necessidade de atrair clientes e mensurar as conversões. Muitas companhias recorrem a essas práticas exatamente por elas possibilitarem transparência na leitura de resultados.

Além da possibilidade de acompanhar e mensurar os resultados simultaneamente, o que otimiza o processo de decisão dos gestores e das equipes, o marketing de performance também permite o acompanhamento das ações da concorrência, bem como a mudança rápida de estratégia.

Como aplicar o marketing de performance na rotina de sua empresa?

Uma campanha de marketing de performance só pode ser conduzida após o estabelecimento de objetivos e metas. Afinal, os resultados só vêm quando sabemos que caminho precisamos percorrer. Dito isto, vamos para algumas dicas para conduzir a sua campanha!

Tenha atenção ao definir as suas métricas

A definição de métricas está intimamente ligada aos objetivos e metas estabelecidos para a campanha. A coleta de dados desnecessários pode confundir e atrapalhar os seus planos.

Verifique o orçamento

Estipule todos os custos para manter a sua estratégia dentro do orçamento disponível.

Especialmente para esta etapa, é importante que você conheça alguns conceitos de custo essenciais para a formulação de um orçamento de marketing de performance. São eles:

  • Custo por Clique (CPC);
  • Custo por Lead (CPL);
  • Custo por Mil Visualizações (CPM);
  • Custo de Aquisição (CPA).

O tíquete médio, o retorno sobre o investimento (ROI) e o lifetime value (LTV) são também fundamentais para a mensuração de objetivos nesse tipo de estratégia.

Alie a performance à experimentação

Sua equipe de marketing precisa ser proativa para alcançar agilidade nas experimentações e adaptar planos. Não há tempo para dedução: é preciso melhorar o que foi planejado antes.

Nesse sentido, os testes A/B cumprem um papel fundamental, permitindo a avaliação de indicadores baixos. Assim, alterando alguns fatores, é possível entender o que está provocando o desempenho ruim.

Tenha cautela para a escolha das palavras-chave

O Google AdWords recomenda a seleção de 10 a 20 palavras-chave por grupo de anúncios. Contudo, especialistas indicam que seja definida apenas uma palavra-chave para cada grupo, estratégia, conhecida como SKAG (Single Keywords Ad Group). Dessa maneira, você aumenta a relevância do seu anúncio, bem como a porcentagem de cliques e a qualidade dele. Isto reduz o custo por clique e o custo por conversão.

Muitas companhias estão operando com orçamentos limitados. Nesse cenário, agir com foco nos resultados é fundamental para o crescimento da empresa.

Com uma visão mais precisa dos resultados de sua empresa, o marketing de performance permite que você entenda melhor o seu processo de vendas e o que deve ser aprimorado.

E já que estamos falando em crescer, que tal conferir algumas de nossas dicas para potencializar a sua empresa no ambiente virtual? A quarta dica é indispensável!