Marketing no Facebook: 5 ações para otimizar os resultados no Facebook Ads

Fazer marketing no Facebook não é apenas uma questão de estratégia, mas uma necessidade. Isso porque o algoritmo dessa rede social não garante que os posts sejam vistos por todos os seguidores da forma orgânica ou gratuita (aproximadamente 1% consegue visualizar).

Então, é fundamental investir para aumentar o alcance do conteúdo e obter resultados satisfatórios. Dessa forma, você potencializa a entrega da mensagem, engaja o público-alvo, atinge novos compradores e otimiza as vendas.

É claro que, para que tudo isso aconteça ao mesmo tempo, é preciso adotar algumas técnicas. Confira as principais práticas para fazer a mágica acontecer:

1. Instalar o pixel do Facebook

O pixel do Facebook Ads é um código que deve ser instalado no site com o objetivo de extrair informações importantes. Por meio dele, é possível conhecer a quantidade de conversões realizadas. Também é permitido criar uma lista de público semelhante com base no perfil das pessoas que já foram convertidas.

Além disso, outro benefício do pixel é a oportunidade de fazer remarketing. Vamos supor que o usuário acessou a sua loja virtual, mas não comprou nada. Com uma ação de remarketing, você pode exibir um anúncio exclusivo do mesmo produto para atrair o consumidor novamente.

2. Obedecer aos limites de texto

No caso do Facebook Ads, menos é mais. Ou seja, o texto precisa ser enxuto para o anúncio dar retorno. A quantidade de palavras não pode ocupar mais que 20% da imagem. Essa regra precisa ser seguida à risca, caso contrário a visualização do post é comprometida.

O próprio sistema oferece uma ferramenta que analisa o tamanho que o seu texto ocupa no espaço da foto. É natural que as imagens chamem a atenção do usuário primeiro. Por isso, é fundamental dar prioridade àquelas com boa resolução e respeitar as medidas de acordo com o formato do anúncio.

3. Segmentar o público corretamente

Não adianta criar o anúncio mais incrível do mundo se ele não for segmentado para o público certo. É trabalho perdido. Segmentar é o mesmo que filtrar ou mostrar o que você tem diretamente para as pessoas mais interessadas em comprar.

É possível fazer isso de várias maneiras. Uma é por meio do upload de uma lista de clientes existentes. O Facebook analisa os contatos e gera outro público com base nos dados combinados.

Quem tem o pixel instalado pode criar uma lista de acordo com o tráfego do site. Isso significa que dá para definir regras para que o Facebook preencha os públicos de acordo com o comportamento das pessoas no seu site.

4. Aperfeiçoar o anúncio para fortalecer o marketing no Facebook

O anúncio perfeito é capaz de atrair a atenção, cliques e transformar usuários em leads ou compradores. Acontece que, em meio a tantos conteúdos, como se destacar dos demais? Existem muitas maneiras de conseguir isso.

Por exemplo: entenda o que o seu público gosta. Se você conectar o seu serviço às questões que interessam a ele, as chances do seu anúncio ser relevante aumentam. Não tenha receio de testar padronagem de cores diferentes, seja ousado.

Também é importante definir a ação que o cliente tem que realizar. Utilize chamadas como: “Saiba mais”, “Compre agora” ou informe outra atitude necessária, tipo “clique aqui para se cadastrar” ou “adquira seu PDF grátis para download clicando aqui” e assim por diante.

5. Mensure os resultados para aprimorar futuras campanhas

Uma das maiores vantagens de adotar uma estratégia digital é poder medir os resultados em tempo real com uma precisão impecável. O próprio gerenciador de anúncios mostra o número de visualizações, a quantidade de cliques no post patrocinado, o valor gasto nela e muitas outras informações que ajudam na sua tomada de decisão.

Como você viu, fazer marketing no Facebook requer algumas práticas: instalar o código no site, usar imagens de boa qualidade, criar textos objetivos, segmentar o público correto, mensurar os resultados e outras.

 

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