Sabia que ter um site lento te faz perder 40% dos seus visitantes? Veja como resolver!

Entenda o motivo pelo qual a velocidade do seu site pode fazer a diferença entre seu potencial cliente preferir seu concorrente.

O Google é o mecanismo de busca online mais famoso e utilizado ultimamente, graças as mais de 3.5 bilhões de pesquisas diárias. É incontável o número de pessoas que diariamente procuram informações sobre algo e que confiam no que essa plataforma oferece.

São mais de 250 fatores avaliados pelos robôs. E você sabe qual é um dos mais importantes? VELOCIDADE.

Isso sem contar com conteúdo único, responsividade, certificado SSL, palavras-chaves bem utilizadas, arquitetura… Sim, são muito elementos que juntos causam o maior impacto na experiência do usuário.

Será que vale a pena correr o risco de perder seu potencial cliente para seu concorrente somente pelo fato do site dele entregar uma resposta mais rápida que o seu?

Porque a Velocidade é Importante?

  • Cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na insatisfação dos clientes;
  • 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões;

No universo digital as pessoas dispersam sua atenção de forma muito fácil e esperam por resultados mais rápidos. Por isso, sites com um bom carregamento e com uma boa apresentação oferecem uma melhor experiência.

De 3 a 5 segundos é o tempo em que seu visitante espera que seu site seja exibido para ele. Mais do que isso já fará com que ele considere procurar as informações em outro lugar. Isso acontece em cerca de 40% das vezes. Já pensou esse número aplicado em seu site? Quantos negócios não fechados!

Veja que o Google entende a importância da velocidade de carregamento do seu site. Quanto mais rápido, melhor colocado nos resultados nas páginas de pesquisa.

Identificando Problemas com a Velocidade

Hoje em dia, com as necessidades individuais sendo constantemente atualizadas, os programadores estão cada vez mais sobrecarregados. Vale destacar também que ainda existem muitas empresas com seus sites criados desordeiramente, sem apresentar um processo de vendas e encantamento para o visitante.

Com esses dados em mente é interessante saber também que existem outros pontos a serem observados que impactarão diretamente a velocidade do seu site:

  • Excesso de Bibliotecas do JavaScript e CSS pensam o Website, isso é algo que os programadores muitas vezes não se atentam
  • Certificado de segurança, o famoso SLL
  • Compactação Gzip

Você utiliza esses dados no seu site? Se a resposta for não clique aqui!

Usar sites pré-programados com templates pode ser um grande risco para a velocidade, ao passo que é preciso fazer a leitura de códigos desnecessários, o que não acontece quando você cria o seu site do zero.

Estou Perdendo Clientes Por Causa Disto?

A baixa velocidade acaba com a conversão. Simples assim. De fato, cerca de 47% das pessoas espera que o site seja lido em até 3 segundos e 40% abandona a página se levar mais do que isso.

Isso significa que se seu site leva mais do que 3 a 4 segundos para carregar, você corre o risco de perder quase metade dos seus visitantes antes mesmo de chegarem ao seu conteúdo. Por si só isso é um grande prejuízo para sua taxa de conversão. Vale o risco?

Rompida a barreira para aqueles que se mantêm no seu site, caso o tempo de carregamento não seja favorável, quase 79% deixarão de visita-lo no futuro.

Portanto você já sabe que a velocidade é crucial para melhores resultados e contribui com maior visitação e até mesmo recomendação para terceiros, ao passo que ele oferece uma experiência positiva ao visitante.

Resumindo: melhorando a velocidade do seu site, você melhora sua performance.

Como Melhorar Meu Desempenho?

Para se ter um site rápido, é preciso que você faça algumas otimizações a fim de influenciar positivamente a velocidade de carregado, já que esse é um fator muito relevante para o posicionamento de sua página.

Portanto, seguem alguns pontos que você trabalhar para otimizar seus resultados:

  • Otimizar as imagens;
  • Evitar plug-ins desnecessários;
  • Revisar os códigos, códigos próprios, não utilize templates;
  • Utilizar conteúdo próprio;
  • O Google tem plataformas de análise de velocidade e lhe informa o que e onde alterar;

Ter um site rápido é fundamental para manter seus visitantes navegando pela sua página, bem como é crucial para o SEO. Por isso é importante se atentar a como está esse quesito, pois esse pode ser, definitivamente, um fator diferencial para seus resultados.