6 técnicas para melhorar a taxa de conversão com o Facebook

O Facebook pode ir muito além de vídeos e imagens engraçadas. A rede social é uma verdadeira aliada para o aumento da taxa de conversão, desde que você a utilize para se comunicar efetivamente com o seu público!

Se você deseja impulsionar sua rede com estratégias inteligentes, está no lugar certo! Confira a seguir, algumas dicas para melhorar os seus resultados:

1. Seja humano nas interações com o público

O usuário precisa sentir que está conversando com uma pessoa ao interagir com a sua página. Por isso, você deve se esforçar para conquistar a empatia de seus visitantes. Mas como fazer isso?

Você não precisa apelar para memes! Fazer com que eles escutem a sua voz e/ou visualizem suas expressões é uma maneira eficiente de humanizar as postagens, por exemplo. Vídeos, podcasts e gifs são excelentes recursos nessa missão.

Responda às dúvidas e observações dos usuários, curta as respostas e interaja com as postagens nas quais eles o marcam. Isso fortalece a conexão com o público.

2. Entenda o seu público

A página da sua empresa, assim como as operações dela, devem ser feitas para o seu público. Por isso, é essencial que você entenda quais são as necessidades dele, as dores, o que procura e quais são as mídias que ele consome. Isso ajudará você a encontrar referências de conteúdos e a dialogar com o que ele vive no dia a dia.

Essa dica também vale para a criação de anúncios. Antes mesmo de criar o texto, acesse o menu Informações do Público e analise o perfil demográfico de seus seguidores, bem como os dados sobre o estilo de vida, comportamento de compra e localização. Com um perfil de seu público-alvo, você tem mais dados para direcionar seus anúncios.

Reconhecendo as características de quem o segue, pense em como segmentar esse grupo e quais estratégias podem ser mais efetivas entre cada subgrupo.

3. Planeje-se

Suas redes sociais também necessitam de planejamento para a construção de uma estratégia efetiva. Programe-se com antecedência, verificando como suas postagens podem dialogar com as datas comerciais pertinentes para o seu negócio e crie conteúdos diferenciados. Essa etapa ajuda na distribuição estratégica do orçamento.

4. Estabeleça a frequência

No Facebook, o ideal é que você tenha conteúdos de qualidade e consistência na produção de seus posts. Ao traçar seu calendário editorial, estabeleça uma frequência que possa ser mantida por sua equipe e que esteja alinhada com o que seu público consome.

5. Use CTAs claros em seus anúncios

Para melhorar a eficácia de suas conversões, é preciso estar atento aos elementos de seus anúncios. Afinal, a rede social de Mark Zuckerberg pede que, além de contar com conteúdos de qualidade, você os promova com publicidade paga.

Os CTAs precisam incentivar os usuários de maneira objetiva. Para convidar seus seguidores a curtir a sua página, você pode usar, por exemplo: “Curta nossa página para ter ganhar ebooks gratuitos, assistir webinars e mais!”

Assim como no Google Analytics, testes A/B ajudam a entender quais são as chamadas e elementos que atraem mais atenção dos usuários. Observando os dados demográficos de sua página, elabore 2 versões de seus anúncios e verifique qual traz o maior retorno.

Imagens e títulos são importantes, mas o texto também requer atenção. Faça testes com diferentes versões e acompanhe o engajamento do público.

6. Gere comunicação entre seus seguidores

O Facebook conta com recursos para criar uma verdadeira comunidade. Os diálogos ocorridos na página não devem acontecer apenas entre a sua empresa e os usuários, mas também entre seguidor e seguidor.

Essa troca de informações entre os seguidores favorece o marketing boca a boca, fortalecendo a reputação da sua empresa.

Como uma rede social, o Facebook permite que as empresas se comuniquem de maneira mais humana com os seguidores, aproximando-as do público. Graças a essa proximidade, a taxa de conversão das organizações cresce significativamente. Fique de olho nos seus dados de engajamento e mensure a sua campanha para obter maior retorno sobre seus investimentos!

Agora que você já sabe como tornar o Facebook um aliado de sua taxa de conversão, solicite uma análise gratuita de sua fanpage e veja como melhorar seus resultados.