Como atrair clientes para loja virtual: 3 dicas de estratégias
Para quem vende produtos ou serviços na web, um dos maiores desafios é saber como atrair clientes até a loja virtual. São necessárias diversas ações de marketing digital, com esforços direcionados para que os consumidores cheguem a ela. No entanto, nem sempre as coisas saem como o planejado.
Nesse cenário, para se destacar e ter sucesso nas vendas, é crucial se diferenciar em relação à concorrência. Obviamente, não existe uma receita pronta, mas é possível trabalhar com estratégias que podem ajudar na conversão de usuários que ainda não estão prontos para fechar a compra.
Neste post, abordamos três dicas que podem ser usadas como diferenciais para que uma loja virtual venda mais. Confira
1. Envie e-mail marketing
Na área de lojas virtuais, o e-mail marketing traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de personalização e a alta conversão. Porém, as ações devem ser realizadas com cautela. Diante desse cenário, destacamos algumas boas práticas:
- fazer teste A/B com a linha do assunto. Pode-se, por exemplo, enviar para 5% da base o teste A e 5%, o B. O que tiver maior conversão, é enviado para os outros 90%;
- a inclusão de muitas imagens não aumenta a taxa de abertura. Associar poucas imagens a um texto bem formatado pode ser mais eficaz;
- evite remetentes genéricos, com endereços começando com palavras como “contato” e “venda”, por exemplo;
- chamadas para ação (CTAs) estratégicas fazem toda a diferença. Um CTA do tipo “clique aqui” não diz muito se comparado a algo como “quero saber mais”, “quero vender mais” ou “quero aproveitar o desconto”;
- o leiaute tem de ser pensado, principalmente, para pessoas que abrirão o e-mail pelo smartphone;
- gifs e vídeos favorecem o engajamento;
- o ideal é desenvolver uma boa base de e-mails, ou seja, nunca se deve comprar os endereços eletrônicos.
2. Crie um senso de urgência
É bem provável que sua empresa tenha feito alguma ação na Black Friday, certo? Esse tipo de campanha, entre suas características, tem um prazo curto. Ou seja, é um gatilho poderoso para aumentar as vendas no e-commerce.
Quando se cria um senso de urgência, provoca-se o cliente a efetivamente querer aproveitar as vantagens. Isso porque transmite-se a percepção de que ele não pode perder a oportunidade de forma alguma.
Para fazer isso, estabeleça prazos para as promoções e dê ênfase ao fato de as unidades do produto estarem acabando. Frases como “restam 3 unidades”, por exemplo, podem ajudar. Se possível, tenha um cronômetro para indicar o tempo que ainda resta de promoção.
3. Ofereça benefícios aos clientes
Para ter sucesso, é crucial oferecer vantagens para os clientes. Quando se trata de alguém que já comprou na loja, por exemplo, é essencial enviar ofertas exclusivas. Afinal, personalizar o atendimento e proporcionar ganhos especiais melhora a imagem da empresa e ajuda a fidelizar os consumidores.
Além disso, vale a pena oferecer cupons de desconto e bônus para os compradores: todo mundo gosta de promoção, não é verdade? Só tome cuidado para que os benefícios estejam dentro de suas possibilidades e assegurem retorno financeiro.
Lembre-se de que ações bem planejadas e com monitoramento frequente podem ter excelentes resultados, especialmente a médio e longo prazos. Agora que você já está mais preparado em relação a como atrair clientes para a loja virtual, é hora de colocar a mão na massa e fazer acontecer.
Se você gostou deste conteúdo, deixe um comentário. Sua opinião nos ajuda a produzir conteúdos que auxiliam no crescimento contínuo e sustentável do seu negócio.