Orçamento de marketing: quanto é necessário investir?
Definir um bom orçamento de marketing requer atenção, pois, ao contrário do que pode parecer, ele não envolve apenas o direcionamento de verbas para campanhas e anúncios. Pelo contrário, os investimentos nessa área devem ser distribuídos por várias ações mercadológicas, como no envio de e-mails marketing, na produção de conteúdo para blogs e mídias sociais, em programas de fidelidade etc.
São muitas áreas dentro do marketing que podem ser contempladas em suas estratégias comerciais, especialmente se quiser atrair mais clientes para sua loja virtual. Isso porque o meio digital fornece muitas oportunidades de divulgar seu negócio e, o melhor de tudo, a custos mais baixos do que alternativas convencionais.
Quer desenvolver um planejamento de marketing eficiente, com orçamentos adequados e que traga um bom Retorno Sobre o Investimento (ROI)? Então veja as dicas que separamos para você!
Monte um plano de marketing
A primeira coisa a fazer é montar um bom plano de marketing, no qual você deve incluir:
- objetivos e metas que deseja atingir;
- produtos, serviços ou marca que pretende divulgar, com suas respectivas vantagens e desvantagens para sua equipe de marketing trabalhá-las;
- público-alvo do negócio;
- ações e campanhas a serem executadas. Entre elas, programas de fidelização por meio do acúmulo de pontos, realização de ofertas e descontos, envio de brindes a clientes especiais, criação de mídias e redes sociais, definição de anúncios patrocinados etc.
- orçamentos destinados a cada uma dessas atividades.
É interessante também que você analise o montante que seus concorrentes gastam com marketing para ter uma noção do quanto será necessário investir. Contudo, lembre-se de que empresas consolidadas tendem ainvestir menos em divulgação, uma vez que já são conhecidas. Companhias iniciantes, ou pequenas, precisam investir mais até obterem renome no mercado.
Defina um orçamento respeitando as finanças da empresa
O orçamento do marketing também deve respeitar a condição econômica da sua companhia. Por mais que você deseje investir uma boa quantia logo no começo, é fundamental avaliar se isso não prejudicará a operacionalização do negócio.
A título de curiosidade, a pesquisa Highlights and Insights Report, de Agosto de 2017, feita pela CMOSurvey, com 349 comerciantes, descobriu que:
- a média de gastos em marketing, para empresas que vendem mercadorias para consumidores finais, correspondeu a 8,6% das suas receitas;
- para companhias que oferecem serviços a consumidores finais, a média foi de 7,3% do orçamento.
Você pode usar esses dados como referência ou definir o orçamento do seu marketing com base na margem de lucro dos seus produtos/serviços. Por exemplo, se eles têm custos elevados, com baixa lucratividade, estipule uma porcentagem pequena de suas projeções de receitas para compor o orçamento, como algo entre 1% e 5%.
Se o custo dos produtos/serviços for baixo, havendo alta margem de lucro, você poderá separar um valor maior, acima de 10%. Aliás, o mesmo se aplica a empresas que dependem muito de ações de marketing para vender, como as que estão iniciando e as que atuam com itens inovadores e ainda desconhecidos.
Divida e distribua recursos para marketing off-line e marketing online
É importante investir não só em marketing off-line, como também no online. Aliás, a tendência é que os orçamentos para esse campo aumentem.
Segundo estimativas da Forrester Research, uma importante empresa de pesquisa e consultoria, até 2021, os gastos com marketing digital chegarão a aproximadamente US$ 118 bilhões. O destaque vai para anúncios pagos nos motores de buscas e anúncios em vídeos digitais.
O crescimento das ações de divulgação/promoção no ambiente virtual se dá pelos custos geralmente menores e pela grande variedade de ferramentas de marketing existentes. Com apenas alguns reais é possível:
- contratar links patrocinados no Google;
- realizar anúncios em formato de vídeo no YouTube;
- pagar pela exibição de posts patrocinados no Facebook;
- contratar ferramentas de disparo de e-mails marketing eficientes etc.
Por fim, saiba que as projeções de seus orçamentos de marketing precisam considerar as receitas obtidas pelas ações escolhidas. Dessa forma, é preciso direcionar mais recursos para as atividades mais efetivas, eliminando as que geram poucos retornos para seu modelo de negócio, seja ele um simples site, seja ele um e-commerce com muitos itens.
Ficou com dúvidas sobre como montar um bom orçamento de marketing? Entre com contato com nossa equipe para que possamos ajudar você!