Copywriting – Marketing que Vende: Veja 5 dicas de como utilizar a seu favor
Antes de falar sobre copywriting, vamos dar um passo atrás e falar sobre os propósitos de escrever.
Como você deve imaginar, escrever tem diferentes propósitos; no marketing, a escrita tem como principal objetivo convencer o público-alvo de algo, seja comprar um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia.
E é nesse sentido que o propósito da escrita no marketing se relaciona ao copywriting: Copywriting é o ato de produzir textos – sejam eles slogans, sites, posts, eBooks, emails… – com o objetivo de guiar sua audiência na tomada de uma decisão.
Como dissemos, essa tomada de decisão pode estar relacionada a uma compra direta (quando falamos do produto ou do serviço) ou a outra ação que esteja dentro desse processo (vendendo uma ideia ou oferecendo um conteúdo, por exemplo).
Com a popularização de várias estratégias transformadoras nos últimos anos, percebe-se cada vez mais a importância de um copywriting que traga também informação ao público-alvo, e não seja só propaganda.
Nesse sentido, você precisa saber quais são as maneiras e técnicas certas de conseguir utilizar o copywriting a favor do seu negócio, trazendo cada vez mais vendas.
5 dicas de como utilizar o Copywriting a seu favor
Seguem abaixo as 5 principais dicas de como utilizar o copywriting a seu favor, colocando mais dinheiro no seu bolso com o marketing que vende:
1) Conheça Seu Público
Esse é um dos pontos mais básicos de um bom copywriting. Afinal de contas, só é possível convencer seu público a realizar a ação desejada se você o conhece, sabe do que ele precisa e entende como se comunicar com ele.
Para isso, é preciso conhecer muito bem suas personas, saber em que etapa elas estão na jornada de compra e entender como criar conteúdos que gerem valor para essa persona, de acordo com a etapa em que ela se encontra.
Descubra o que ela precisa; do que ela gosta; quem ela segue; como ela fala; o que ela veste; o que ela pensa… quanto mais você souber mais elementos você terá para envolvê-la na leitura da sua carta de vendas.
Se você não sabe a resposta para essas perguntas, pergunte para os clientes que você já tem, se o seu produto é novo e observe os clientes do seu concorrente direto.
Assim, você poderá criar um copy que realmente responda às dúvidas e atenda aos desejos das suas personas, se comunicando com elas da forma como elas desejam.
2) Chame a Atenção e Prove sua Promessa
A Headline é a responsável por impactar de cara o seu leitor, a qual se torna mais um elemento que deve ser pensado com cuidado, pois você precisa provar o que está prometendo durante o texto.
Não adianta você tentar vender um produto, serviço ou ideia para as pessoas se você não pode provar o que está falando. Afinal, por que elas deveriam confiar em você?
Contudo, se você puder confirmar o que diz, principalmente por meio de depoimentos, suas personas passarão a enxergar o que você afirma com outros olhos.
Assim, ao mesmo tempo que você mostra que outras pessoas estão tendo sucesso com sua solução, já se posiciona como alguém que entende do seu mercado e mostra o que está fazendo para resolver o problema da sua persona.
3) Ofereça Algo Limitado
Oferecer seu produto, serviço ou conteúdo como algo único e exclusivo fará criar uma urgência em seu público-alvo para obtê-lo. Além disso, é importante agregar valor ao cliente de forma a oferecer alguma vantagem competitiva e de forma limitada.
Você pode, por exemplo, enviar emails que informem ao Lead ou cliente que você liberou um teste em seu produto de forma gratuita, mas apenas para os primeiros que baixarem um conteúdo específico. Não se esqueça também de indicar que falta pouco para que algo se esgote.
4) Faça o Lead/Cliente Concordar Sempre
Esse é um dos trunfos mais importantes e curiosos que existem quando se trata de copywriting.
Se você falar diretamente sobre as características de seu produto ou serviço, é muito provável que muitos Leads e clientes sequer deem ouvidos ao que você tem a dizer.
Mas, se em vez disso você falar sobre os problemas que o Lead/cliente enfrenta e mostrar que você pode ajudar a solucioná-los, a situação muda completamente. Isso porque, ao fazer sua audiência identificar e admitir seus problemas e dúvidas, você naturalmente a estimula a buscar soluções que atendam a determinado problema. A solução, no caso, é você que oferece.
Dessa forma, o cliente estaria propenso a dizer sim aumentando a chance de fechar o negócio, devido ao compromisso firmado.
5) Conte Histórias
O famoso storytelling não é uma técnica utilizada por acaso: ao utilizar histórias de sua empresa ou de seus clientes, suas personas poderão criar uma identificação, compartilhando medos, receios, angústias, habilidades, desafios e conquistas com as histórias que leem/veem.
Assim, é muito provável que outras empresas vejam o valor em determinada solução quando percebem que outros negócios passaram pela mesma jornada e obtiveram êxito.
Nesse sentido, vale destacar que um bom copywriting tem o poder de criar e influenciar a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca.
Além disso, também é essencial para a construção de um bom relacionamento com seu público-alvo, e influência em todas as etapas da jornada de compra da sua audiência, da descoberta à avaliação e compra.
Por isso, faça com que o copywriting crie uma percepção positiva: escolha com cautela a estratégia e a abordagem, e comprove o valor gerado para o seu negócio!
Agora que você já sabe formas de criar estruturas de copy para ajudar o seu lead ideal a tornar-se cliente, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim, mais interessados podem se aprofundar nesse assunto!
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