5 Erros no Marketing Digital que Sua Empresa Deve Evitar

É muito claro que o universo do marketing digital evolui muito rapidamente, e por conta disso é muito comum procurarmos pelas próximas tendências a serem seguidas, o que nos faz ter menos foco nas lições já aprendidas anteriormente. Mas para estabelecer um bom futuro para sua marca, é de extrema importância olhar para os erros no marketing digital já cometidas e ter uma boa compreensão do que aconteceu.

erro no marketing digital

É ao olhar para como as empresas trabalharam suas campanhas no passado que percebemos como muitos erros serão cometidos repetidamente. Estar ciente dos erros mais comuns no marketing digital vai ajudar você e sua empresa a não repeti-los no futuro, por isso aqui vão alguns dos erros rotineiros que talvez possa estar cometendo. Fique de olho!

01. Falhando ao estabelecer objetivo

“Falhar em planejar é planejar falhar”. Esse ditado se aplica muito bem as campanhas de marketing digital. Falhar ao estabelecer objetivos (ou em planejar) é praticamente um caminho garantido para falhar com suas campanhas.

Antes de sair executando suas campanhas de marketing digital, você precisa estabelecer objetivos e definir metas que sejam mensuráveis. Uma técnica muito usada é definir por meio do objetivo SMART, isto é, uma metodologia eficaz para definir metas inteligentes. Ajudando a ter expectativas claras e objetivas ​​para maximizar as chances de alcançar o resultado.

O acrônimo SMART significa: específico (specific); mensurável (measurable); atingível (achievable); relevante (relevant); temporal (time bound).

Portanto sem essas metas você não será capaz de medir seu sucesso nem de saber onde suas campanhas estão precisando de otimização ou até de uma nova estratégia. Isso também atrapalhará a definir novos investimentos no marketing digital, tendo em vista que não terá como demonstrar resultados para seus objetivos.

02. Não prestar atenção nas análises

No marketing digital você não pode simplesmente fazer uma ação e deixar rolar. Campanhas precisam de uma supervisão e manutenção constantes, e isso significa estudar, analisar e otimizar regularmente sua performance. Isso não quer dizer que precisa ficar diariamente verificando as métricas de visitas do seu site, mas sim se atentar à uma visão macro.

É muito importante focar no cenário geral quando se fala de campanhas e performance. Por exemplo, o canal que produz o maior número de tráfego de visitantes, pode ser o que entrega a menor qualidade de leads, então observar somente o tráfego não vai te permitir ter um entendimento completo da sua performance. Afinal, o que define o sucesso de uma campanha é o ROI, o retorno sobre o investimento. 

Dessa forma, não se debruce sobre as famosas métricas de vaidades. Baseie a análise pelo retorno financeiro efetivo que a campanha te entrega.








    03. Falhando ao testar

    Testes contínuos são essenciais para evitar a repetição de erros no marketing digital. Como dito anteriormente, fazer e deixar rolar é pedir para sua campanha falhar. Porém, se você monitora as análises da sua campanha continuamente, você estará apto a otimiza-las conforme as desenvolve.

    Muitas vezes tiramos conclusões precipitadas sobre o porquê de algo não estar funcionando. Não fazer as avaliações corretas é um erro que pode prejudicar – e muito – as suas campanhas. Fazer os devidos testes de avaliação é o melhor caminho para assegurar que os investimentos são válidos e que as campanhas terão maiores chances de sucesso.

    Dica Extra: não faça muitos testes ao mesmo tempo. O ideal é focar em duas opções e tirar a prova entre elas. Como por exemplo, qual a cor converte mais o meu usuário, preto ou laranja? Ao sanar essa dúvida, parta para o próximo desafio de testes.

    04. Embarcando em cada nova tendência

    No digital sempre há um equilíbrio entre se manter nas suas ações atuais e adotar uma nova tendência. Estar no topo das novidades e mudanças da indústria é absolutamente necessário se você quer ser bem sucedido nesse canal. As coisas mudam muito rápido e as marcas precisam estar adaptadas às novas tecnologias e tendências, se não, estarão se arriscando a falhar.

    Dito isso, um grande erro que se comete é acreditar que é preciso usar uma ferramenta ou tecnologia só por estar na moda. A verdade é que, seguir cegamente as últimas tendências, sem antes entender seu funcionamento e como pode ser implementadas para gerar benefícios para sua empresa, pode ser uma má ideia. Esteja antenado nas novidades, mas não adote ferramentas sem saber como impactarão sua estratégia.

    05. Segmentando o público-alvo errado

    Até as estratégias mais bem pensadas falharão se forem direcionadas ao público-alvo errado. No marketing digital eles são TUDO! Você pode desenvolver as melhores copys, mas eles não surtirão efeitos se forem vistos pelo usuário errado.

    Você precisa saber exatamente qual a audiência pretende atingir. Para isso se faça as seguintes perguntas:

    • Quais são suas necessidades?
    • Quais suas maiores dores?
    • Qual seu tipo de linguagem?
    • Que palavras usam para fazer suas pesquisas?
    • Quais são seus interesses?
    • Qual é sua classe social?
    • Como ele se comporta virtualmente?

    Saber essas respostas são a chave para realizar campanhas que atingirão em cheio os usuários com quem você deseja se comunicar para que se convertam em lead.

    Sabemos que não é fácil se manter no topo e com todas as estratégias em perfeita harmonia como uma orquestra tocando seu soneto. Mas sabemos que errar continuadamente pode trazer a falência para inúmeras empresas que não estão preparadas para este canal tão valioso.

    Por isso saber quais os principais erros no marketing digital podem contribuir para o inicio de uma jornada para o topo das pesquisas. 

    Conte com quem pode oferecer uma maior otimização da sua presença digital e te deixará livre para focar nos negócios da sua empresa. Para saber mais em como podemos colaborar com seu crescimento, visite AW5 Digital.