Como contratar uma consultoria de marketing digital focada em resultados?

Contratar uma consultoria de marketing digital é uma boa opção para expandir as operações de um negócio e aprimorar sua presença online. Por exemplo, se deseja ampliar suas vendas, ela poderá colaborar com campanhas e estratégias mercadológicas focadas em resultados, utilizando, entre outros instrumentos, landing pages e e-mails marketing.

Se deseja trabalhar branding, ela será uma importante parceira na gestão de mídias sociais e no planejamento de ações virtuais de divulgação.  Se estiver começando do zero, ela poupará meses de testes com ações ineficientes, indicando os caminhos a seguir no ambiente online. Caso tenha um estabelecimento físico e atue só com marketing tradicional, os consultores ajudarão você a atrair clientes para sua loja virtual.

Contudo, não é qualquer consultoria que poderá ajudar você. Para escolher bem uma parceira em marketing digital, avalie os seguintes pontos:

Planejamento e metas bem definidas

A primeira coisa a analisar é a seriedade da consultoria. Para tanto, observe se ela tem um bom planejamento e se atua com cronogramas e orçamentos de marketing definidos. Isso evita morosidade em processos e previne problemas de organização que podem repercutir em seu marketing. Além do mais, tendo prazos e valores estabelecidos, fica mais fácil gerir as estratégias de promoção da empresa na Internet e cobrar resultados.

Profissionais qualificados

Busque uma consultoria com especialistas em várias áreas do marketing virtual, que tenham experiências com dezenas, senão centenas, de projetos e clientes. Dessa forma, eles poderão indicar os melhores caminhos para o seu negócio na web, além de orientar sobre as estratégias de vendas mais efetivas nesse meio.

Há consultorias que já contam com modelos e estratégias padrões que deram certo, bastando aplicá-las na sua empresa. Isso economiza tempo, esforço e dinheiro.

Atuação com ofertas realistas

Uma consultoria de marketing digital confiável e respeitável não fará ofertas milagrosas, prometendo resultados incríveis no curto prazo. Como a maioria das ações de marketing, é preciso tempo e certo nível de investimento em promoção e divulgação para os resultados no meio virtual começarem a aparecer.

Idoneidade, renome e tempo de mercado

Cheque se a consultoria que deseja contratar tem renome no mercado e se não carrega muitas reclamações não atendidas em sites como Reclame Aqui e no Procon. Uma dica para avaliar a idoneidade da empresa é analisar o seu tempo de mercado. Quanto mais anos de atividade ela tiver, maior é a chance dela ser não só confiável, como eficiente.

Manutenção de suporte

Veja se a consultoria fornece um bom suporte, por meio de vários canais de comunicação (e-mail, redes sociais, telefone etc.). Dessa forma, caso precise de ajuda, será mais fácil contatá-la para resolver eventuais obstáculos em suas campanhas de marketing.

Resultados alcançados com outros clientes

Uma ótima forma de analisar uma consultoria é buscando seus clientes para verificar se eles tiveram bons resultados com ela. É preciso procurar cases de sucesso que comprovem o trabalho positivo e, se possível, demonstrem os potenciais de ganhos que sua empresa poderá ter com a ajuda dela.

Se a consultoria atua, por exemplo, com otimização de sites, e-commerces e redes sociais, veja se seus clientes melhoraram suas taxas de conversão nesses canais. Observe também se o Retorno Sobre o Investimento (ROI) deles aumentou.

Diferenciais de atuação

É importante buscar consultorias que ofereçam diferenciais. Por exemplo, se você quer melhorar os resultados do seu negócio no Google, é preciso encontrar uma parceira cujos projetos sejam focados em rankeamento nesse motor de buscas, com o uso de SEO e  de Marketing de Conteúdo.

Há casos de consultorias que detém sites e e-commerces próprios, utilizando-os como laboratórios para testes e aperfeiçoamentos de estratégias de marketing. O diferencial delas é que contam com conhecimento não só teórico, mas também prático para ajudar seus clientes.

Dependendo do seu objetivo, você poderá contratar uma consultoria de marketing digital focada em criação de sites e de plataformas de e-commerce, em planejamento estratégico ou em gerenciamento de links patrocinados. Além dessas, existem muitas opções, então é recomendado definir bem o que deseja ao procurar esse tipo de parceria ou contratar uma com grande diversidade de serviços.

Ficou com dúvidas sobre o que analisar para contratar uma consultoria de marketing digital? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você!