5 Erros no marketing digital que sua empresa deve evitar

É muito claro que o universo do marketing digital evolui muito rapidamente, e por conta disso é muito comum procurarmos pelas próximas tendências a serem seguidas, o que nos faz ter menos foco nas lições já aprendidas anteriormente. Mas para estabelecer um bom futuro para sua marca, é de extrema importância olhar para as falhas no passado e ter uma boa compreensão do que aconteceu.

É ao olhar para como as empresas trabalharam suas campanhas no passado que percebemos como muitos erros serão cometidos repetidamente. Estar ciente dos erros mais comuns no marketing digital vai ajudar você e sua empresa a não repeti-los no futuro, por isso aqui vão alguns dos erros rotineiros que talvez possa estar cometendo. Fique de olho!

Erros no marketing digital

1 – FALHANDO AO ESTABELECER OBJETIVOS

“Falhar em planejar é planejar falhar”. Esse ditado se aplica muito bem as campanhas de marketing digital. Falhar ao estabelecer objetivos (ou em planejar) é praticamente um caminho garantido para falhar com suas campanhas.

Antes de sair executando suas campanhas de marketing digital, você precisa estabelecer objetivos e definir metas que sejam mensuráveis. Sem essas metas você não será capaz de medir seu sucesso nem de saber onde suas campanhas estão precisando de ajuda ou uma nova estratégia. Isso também atrapalhará a definir novos investimentos no marketing digital, tendo em vista que não terá como demonstrar resultados para seus objetivos.

2 – NÃO PRESTAR ATENÇÃO NAS SUAS ANÁLISES

No marketing digital você não pode simplesmente fazer uma ação e deixar rolar. Campanhas precisam de uma supervisão e manutenção constantes, e isso significa estudar analisar regularmente sua performance. Isso não quer dizer que precisa ficar diariamente verificando as métricas de visitas do seu site, mas sim se atentar à uma visão macro.

É muito importante focar no cenário geral quando se fala de campanhas e performance. Por exemplo, o canal que produz o maior número de tráfego de visitantes, pode ser o que entrega a menor qualidade de leads, então observar somente o tráfego não vai te permitir ter um entendimento completo da sua performance.

3 – FALHANDO AO TESTAR

Testes contínuos são essenciais para o sucesso do seu marketing digital. Como dito anteriormente, fazer e deixar rolar é pedir para sua campanha falhar. Porém, se você monitora as análises da sua campanha continuamente, você estará apto a otimiza-las conforme as desenvolve.

Muitas vezes tiramos conclusões precipitadas sobre o porquê de algo não estar funcionando. Não fazer as avaliações corretas é um erro que pode prejudicar demais suas campanhas. Fazer os devidos testes de avaliação é o melhor caminho para assegurar que os investimentos de marketing digital são válidos e que as campanhas terão maiores chances de sucesso.

4 – EMBARCANDO EM CADA NOVA TENDÊNCIA

No marketing digital sempre há um equilíbrio entre se manter nas suas ações atuais e adotar uma nova tendência. Estar no topo das novidades e mudanças da indústria é absolutamente necessário se você quer ser bem sucedido no marketing digital. As coisas mudam muito rápido e as marcas precisam estar adaptadas às novas tecnologias e tendências, se não, estarão se arriscando a falhar.

Dito isso, um grande erro que se comete é acreditar que é preciso usar uma ferramenta ou tecnologia só por estar na moda. A verdade é que, seguir cegamente as últimas tendências, sem antes entender seu funcionamento e como pode ser implementadas para gerar benefícios para sua empresa, pode ser uma má ideia. Esteja antenado nas novidades, mas não adote ferramentas sem saber como impactarão sua estratégia.

5 – SEGMENTANDO O PÚBLICO-ALVO ERRADO

Até as estratégias mais bem pensadas falharão se forem direcionadas ao público-alvo errado. No marketing digital eles são TUDO! Você pode desenvolver os melhores textos, mas eles não surtirão efeitos se forem vistos pela pessoa errada.

Você precisa saber exatamente qual a audiência pretende atingir. Quais suas necessidades? Qual seu tipo de linguagem? Que palavras usam para fazer suas pesquisas? Saber essas respostas são a chave para realizar campanhas que atingirão em cheio as pessoas com quem você deseja se comunicar.

Não é fácil se manter no topo de todas as coisas que você precisa para garantir o sucesso de sua empresa no marketing digital e isso significa que pode acabar cometendo alguns erros ao longo do caminho. Entretanto, saber quais os principais erros podem ser evitados contribuirá em muito com seus resultados.

Contar com quem pode oferecer uma maior otimização da sua presença digital te deixará livre para focar nos negócios da sua empresa. Para saber mais em como podemos colaborar com seu crescimento, visite AW5 Digital.